Memorial da Justiça Eleitoral participa da 15ª Semana Nacional de Museus

Memorial da Justiça Eleitoral participa da 15ª Semana Nacional de Museus

    Nesta terça-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio do Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba, deu início à exposição e manifestação cultural intitulada “Minorias e o Poder”, como parte integrante da 15ª Semana Nacional de Museus que aborda em temática nacional "Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus". O evento se estende até a próxima quarta-feira (17).

A abertura do evento foi feita pelo diretor-geral da STRE-PB, André Soares Cavalcanti, que deu as boas-vindas aos convidados e palestrantes.

Para a apresentação dos temas das cinco palestras do primeiro dia, o evento contou com a coordenadora de Jurisprudência e Documentos Diana Souto Maior Porto.

Dando início às palestras, o juiz membro Antônio Carneiro de Paiva Júnior ministrou o tema “A dimensão sustentável na essência da socialização”, seguido dos temas: “A integração das pessoas com deficiência na sociedade: As visões do passado e os desafios de nossos dias”, proferida por Francisco de Assis Izidoro Machado, presidente da Associação de Deficientes e Familiares.

Para o tema central da última palestra “O cuidado na perspectiva e lógica do catador e da catadora de resíduos”, foram apresentados três painéis: “O processo histórico de formação do movimento dos catadores”, “O dia a dia do catador e da catadora” e “A dimensão do cuidado com essência de humano”, ministrados, respectivamente, por Erenilda Olímpio da Silva, fundadora da Cooperativa de Catadores e Catadoras de Marcos Moura, por Maria das Dores da Silva, fundadora e atual presidente da Cooperativa dos Catadores de Reciclagem de Marcos Moura, e por Edmar da Silva, coordenador da Cooperativa dos Catadores de Reciclagem de Marcos Moura.

O evento contou com a apresentação do Grupo Tambores do Tempo, da Escola Viva Olho do Tempo, sob a regência do maestro Marcílio Alcântara e coordenação-geral da mestra Doci.

Confira a programação para a quarta-feira (17), com início às 14h00:

Painel de debates: Histórias controversas na ressignificação cultural; palestras com o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza; com o professor da UFPB Lusival Antônio Barcellos; com a museóloga Fátima Chianca e o líder de comunidade indígena, cacique Ednaldo Tabajara; será mediador o senhor Helder Silva Barbosa (servidor da STRE-PB na função de Secretário Judiciário).

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido