Paraíba atinge 80% do eleitorado cadastrado biometricamente

Paraíba atinge 80% do eleitorado cadastrado biometricamente

Paraíba atinge 80% do eleitorado cadastrado biometricamente

A Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, anunciou em sessão desta quinta-feira (23) que o recadastramento biométrico no Estado da Paraíba superou as expectativas, atingindo a meta dos 80% de eleitores cadastrados biometricamente antes do prazo previsto.

Dos mais de um milhão de eleitores dessa última fase, 828.721 compareceram aos postos e cartórios eleitorais estrategicamente montados para atender o cidadão com comodidade e eficiência. Além de instalados postos nos 102 municípios, a Justiça Eleitoral paraibana teve o cuidado de reforçar o quadro de pessoal nos Cartórios Eleitorais, promovendo um melhor atendimento.

Mesmo com o percentual estabelecido pela meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 80%, na Paraíba mais de 200 mil eleitores poderão ter o título cancelado. Portanto, o atendimento continua até o próximo dia 30 de novembro.

Em sua fala, a Desembargadora demonstrou sua preocupação com os eleitores que ainda não compareceram, ressaltando que mesmo quem não é obrigado a votar, como as pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos, devem fazer o cadastramento biométrico, e quem tiver o título cancelado estará sujeito às sanções legais, ficando impedido de tirar passaporte, RG, tomar posse em concurso público, fazer empréstimos financeiros, bem como poderá deixar de receber benefícios sociais como o Bolsa Família, dentre outros prejuízos.

Registrou ainda em seu pronunciamento a excelência dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral da Paraíba, alcançada a partir de um detalhado planejamento, aliado ao esforço coletivo de magistrados, promotores, servidores, requisitados das prefeituras, câmaras municipais, Estado da Paraíba e da imprensa, que nos auxiliaram sobremaneira na divulgação, resultando no comprometimento dos eleitores que atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral.

Por fim, a Desembargadora fez um apelo aos eleitores para não deixarem a biometria para última hora, evitando o cancelamento do título e a consequente impossibilidade de votar nas eleições municipais em 2018.

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido