João Pessoa sedia o V FORTI da Justiça Eleitoral

João Pessoa sedia o V FORTI da Justiça Eleitoral

João Pessoa sedia o V FORTI da Justiça Eleitoral

Representando a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, o Juiz Membro Antônio Carneiro de Paiva Júnior fez a abertura oficial do V Forti dando as boas-vindas aos participantes do evento, dividiu a mesa dos trabalhos com André Cavalcante, Diretor-geral do TRE-PB, Guiseppe Janino, secretário de Tecnologia da Informação do TSE, George Bezerra Cavalcanti, coordenador de Eleições, representando o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior.

O "V Fórum de Tecnologia da Informação da Justiça Eleitoral - V FORTI" está sendo realizado no salão Topázio do Hotel Manaíra, situado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra, João Pessoa/PB, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acontece nos dias 19 e 20 de setembro.

Antônio Carneiro afirmou que o Eleitoral da Paraíba se sente muito feliz por acolher a equipe responsável pela tecnologia da informação da Justiça Eleitoral do Brasil, “aqui está presente o Brasil que deu certo, que dá certo e que continuará dando certo”. Disse ainda que a Justiça Eleitoral é um divisor de águas no processo de consolidação da democracia do Brasil, em termos de responsabilidade, transparência e segurança de dados.
 
Torcendo para que os trabalhos ocorram com excelência, André Cavalcante, sustentou que este encontro vem trazer luzes para o futuro da Justiça Eleitoral, e ressaltou que entre os trabalhos selecionados está o “ConectBio” da Paraíba, “a expectativa é excelente, espero que todos saiam daqui com luzes que vão iluminar o nosso caminho ao longo dos anos”.
 
Giuseppe Janino declarou aberto o Fórum lembrando que há exatos vinte anos se iniciava a primeira experiência do Fórum de Tecnologia da Informação, denominado “Seminário de Informática da Justiça Eleitoral – (SIJE)”, em 1997, em Santa Catarina. Cujo objetivo é procurar inovações tecnológicas passíveis de serem aplicadas na Justiça Eleitoral e promover o intercâmbio de soluções informatizadas e o desenvolvimento tecnológico seguindo padrões mínimos para a manutenção de modelos físico e lógico entre os parques computacionais, incentivando o trabalho colaborativo entre os Tribunais Eleitorais, o que facilita a execução de políticas de TI, garantindo mais segurança nas Eleições e manutenção do padrão de confiabilidade do processo eleitoral brasileiro.

Estão sendo apresentados dezoito trabalhos no V FORTI, avaliados nos quesitos de viabilidade do trabalho, nível de aplicabilidade para a Justiça Eleitoral, risco do projeto, necessidade de investimento, inovação e impactos econômicos, tecnológico e social.

Quem abriu o painel das palestras foi o servidor do Tribunal Pedro de Figueirêdo Lima Neto, com a apresentação da solução ConectBio, desenvolvida pela equipe da Seção de Infraestrutura de Redes (SEINF) e utilizada pelo TRE-PB para conectividade dos postos de biometria. Essa solução trouxe maior facilidade e economicidade para a montagem dos postos, e foi muito bem recebida pelo público e Comissão Organizadora do V Forti, e foi o destaque no painel do primeiro dia do evento.

Confira a galeria de fotos acessando o link abaixo:
https://www.flickr.com/gp/146792031@N04/578E36

icone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido