TRE-PB participa da 16ª Semana Nacional de Museus

TRE-PB participa da 16ª Semana Nacional de Museus

TRE-PB participa da 16ª Semana Nacional de Museus

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) por meio do Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba participa da 16ª Semana Nacional de Museus, que acontece anualmente em maio para comemorar o Dia Internacional dos Museus, que é celebrado em 18 de maio. O evento é capitaneado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com reuniões periódicas de planejamento, visita aos locais de realização dos eventos da Semana de Museus,

A Comissão do Memorial, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), já começou a movimentação para o evento nacional com várias ações educativas realizadas em abril/2018, agregando suas ações ao projeto Cidadania em Movimento "Eleitor do futuro".

No dia 09/04/2018, o Memorial da Justiça Eleitoral recebeu sessenta alunos do IFPB - Campus Cabedelo, doze alunos da Escola Boto de Menezes, do bairro Treze de Maio e, no dia 23/04/2018, mais cinquenta alunos da Escola Técnica Estadual de Mangabeira, todos visitaram o Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba, depois assistiram à peça “Eu e a Corrupção”, encenada pelo grupo “Cenário Eleitoral”, de autoria do Juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, e, em seguida participaram do programa educativo do Memorial, debatendo sobre Cidadania, Democracia e Voto, sendo estimulados a se expressarem sobre o conhecimento construído através desta ação.

A partir da indicação do Ibram sobre a temática da 16ª Semana Nacional de Museus 'Museus hiperconectados - novos públicos, novas abordagens', o Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba e a EJE-PB planejaram uma nova metodologia a ser aplicada durante o ano de 2018, com a apresentação de peça teatral pelo grupo Cenário Eleitoral, formado por servidores do TRE-PB e programa educativo que inclui debate e expressão da plateia sobre os temas trazidos pela peça. Desfaz-se o antigo costume da palestra e o conhecimento é construído no diálogo entre todas as pessoas envolvidas no processo. A peça 'Eu e a corrupção' é de autoria do juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior e tem livre adaptação pelo grupo Cenário Eleitoral, com direção artística de Antônio Deol.

 

Acesse a página da campanha 'Museus hiperconectados - novos públicos, novas abordagens'

icone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido