TRE-PB promove ação alusiva à Campanha “Novembro Azul”

Evento foi realizado na Sala de Treinamento da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), localizada no 6º andar do edifício-sede do TRE-PB.

TRE-PB promove ação alusiva à Campanha “Novembro Azul”

Em comemoração à Campanha "Novembro Azul", o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), através da Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES) e da Seção de Assistência à Saúde (SAS), promoveu, na tarde desta quinta-feira (8), a palestra “Saúde do homem: prevenção para uma vida saudável”.

O enfermeiro Bruno Claudino explanou aos servidores presentes sobre a importância do exame e alertou quais fatores podem aumentar o risco de se ter o câncer de próstata, como obesidade e sedentarismo.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Na Paraíba, pelo menos um homem é internado por dia com esse tipo de câncer. Para o palestrante Bruno Claudino, a prevenção é o melhor caminho e o diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. Após a palestra, houve verificação do peso corporal e da pressão arterial dos servidores interessados.

O QUE É O NOVEMBRO AZUL?

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Os médicos recomendam que o primeiro exame seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família. Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de tumor e se ele é maligno. Em caso positivo, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para determinar o tamanho do tumor e a presença ou não de metástases.

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE-PB divulga data da Diplomação dos Eleitos da Paraíba

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, em sessão ordinária nesta quarta-feira (14), anunciou a data de 18 de dezembro para a realização da Cerimônia de Diplomação dos Candidatos Eleitos