Servidores da Codes do TRE-PB participam de treinamento sobre Gestão por Competências
Servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que integram a Coordenadoria de Desenvolvimento (Codes), participaram de treinamento sobre Gestão por Competências
Servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que integram a Coordenadoria de Desenvolvimento (Codes), participaram de treinamento sobre Gestão por Competências, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (10), na sala de treinamento do quarto andar do edifício-sede do Tribunal.
O treinamento foi ministrado por Manuela Farah, servidora do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Segundo ela, a Gestão por Competências é o direcionamento das ações de capacitação do Tribunal para que sejam atingidos os objetivos da instituição. “Esta técnica de gestão, bem como o dimensionamento da força de trabalho, são sistemas implantados no TRE da Bahia desde 2011. A intenção é compartilhar essas experiências com os colegas aqui da Paraíba”, ressaltou.
Manuela ainda destacou que estas ferramentas são voltadas para a profissionalização da área de gestão de pessoas, de forma a sair do sentimento e da percepção e partir para as questões técnicas das ações, e que ao final um dos resultados positivos será a melhor estruturação das unidades de trabalho do Tribunal.
De acordo com Arioaldo Araújo, Coordenador da Codes, o treinamento é importante porque servidores da área de desenvolvimento do TRE-PB estão elaborando o projeto para a implantação da gestão por competências do órgão, e que a troca de experiência é fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho.
“A repercussão entre os colegas vai acontecer à medida que você começa a identificar em cada ambiente de trabalho quais são os saberes, os conhecimentos, as culturas dos servidores, em suas atividades”, enfatizou.
O coordenador acrescentou ainda que “à medida que você tem os servidores, dentro de cada espaço ocupacional dele, no que ele couber desenvolver e que conhecimento, que atitudes que se espera que ele ostente, vai repercutir no resultado e na eficiência, do que se espera da aplicação dos recursos públicos, pois todo o serviço público é calcado na conduta humana, no agir do servidor”.