TRE-PB avalia ações das Forças de Segurança no 1º turno das Eleições Gerais

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, coordenou a reunião de avaliação das ações das Forças de Segurança do primeiro turno das Eleições 2018.

TRE-PB avalia ações das Forças de Segurança no 1º turno das Eleições Gerais

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, coordenou a reunião de avaliação das ações das Forças de Segurança do primeiro turno das Eleições 2018. O encontro, que aconteceu na tarde desta terça-feira (16), na sede do TRE-PB, contou com a presença de Membros da Corte Eleitoral, da Corregedoria, da Procuradoria Regional Eleitoral, e representantes das Forças de Segurança (Exército, Corpo de Bombeiros, e Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal).

Todos os presentes foram unânimes em atestar o êxito das ações preventivas das Forças de Segurança, que funcionaram, no período do primeiro turno, por meio dos Centros de Comando e Controle (CCC), instalados pelo TRE-PB, na Capital, e nas cidades de Campina Grande e Patos, onde foram registradas 57 ocorrências no dia 07 de outubro.

Na abertura dos trabalhos, o Desembargador-Presidente Romero Marcelo falou sobre o trabalho das Forças de Segurança nas Eleições, da Justiça Eleitoral e a idoneidade e segurança das urnas. “Nosso planejamento funcionou com sucesso e êxito”, acentuou.

Em seguida a Coordenadora da Assessoria de Planejamento do TRE-PB, Suênia Bernardo, fez uma exposição da estrutura do CCC, a qual foi avaliada por todos como “satisfatória e positiva”.

No decorrer do encontro todos os representantes das Forças de Segurança expuseram suas opiniões sobre o trabalho desenvolvido no primeiro turno. O Coronel Lamarck, da Polícia Militar, destacou como “muito boa” a ação preventiva, o Coronel Jair, do Corpo de Bombeiros, falou sobre a tranquilidade no dia da eleição, com registros de casos corriqueiros.

O Superintendente da Polícia Federal, André Viana, ressaltou o Serviço de Inteligência da PF. O Superintendente Regional da Polícia Civil, Delegado João Alves, informou que, no dia do Pleito, 48 pessoas foram autuadas por crimes eleitorais. Falaram, ainda, o Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba, Douglas Batista Uchôa, que enfatizou a questão da tranquilidade nas BRs no primeiro turno, e o Capitão Câmara, representando o General Guedon, do 1º Grupamento de Engenharia, que também ressaltou a tranquilidade das Eleições.

Por sua vez, falou o Procurador Regional Eleitoral, Vitor Veggi, que elogiou o trabalho preventivo das Forças de Segurança e destacou a questão das Fake News (notícias falsas), especialmente as voltadas a atacar as instituições eleitorais (Justiça e Ministério Público). “Temos que ter um trabalho de prevenção e inibição, ao menos para essas eleições”, asseverou. Ele acrescentou que o MPE registrou, no primeiro turno, 06 ocorrências de Fake News, quatro delas encaminhadas pela Polícia Civil.

Ao final, o Desembargador-Presidente Romero Marcelo agradeceu a presença de todos, e se despediu, tendo em vista que seu biênio no TRE-PB, termina nesta sexta-feira (19).

O Desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, que assumirá a presidência da Corte Eleitoral, fez elogios ao trabalho do Desembargador Romero Marcelo. “Ele vai fazer falta ao TRE, com toda certeza, pois agia de forma transparente, correta e coesa com toda a Corte”. Acrescentando ainda, que espera contar com o mesmo compromisso dos entes das Forças de Segurança para o segundo turno, e que sua gestão será de corresponsabilidade. “Conto com o compromisso de todos. A democracia depende de nós”, realçou.

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido