Presidente do TRE-PB relata sua participação no 76º COPTREL

O encontro, realizado em São Paulo, teve por objetivo promover o debate entre os Tribunais Eleitorais, para facilitar a discussão sobre questões comuns aos TREs e, para o aprimoramento da Justiça Eleitoral

Presidente do TRE-PB relata sua participação no 76º COPTREL

Na sessão desta segunda-feira (8), o desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), relatou à Corte Eleitoral sua participação no 76º encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), realizado nos dias 4 e 5 de julho de 2019, em São Paulo capital, informando que a abertura do evento aconteceu na noite da quinta-feira (4), no Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), tendo sido feita pelo desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, presidente do COPTREL e do TRE de São Paulo, destacou ter o encontro proporcionado ricos debates acerca da atuação da Justiça Eleitoral.

O desembargador Carlos Beltrão avaliou o encontro como “muito produtivo, de congraçamento com os colegas”, e frisou o seu ponto de vista ao denominar de “ponto alto” a palestra do ministro aposentado Eros Grau, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, que “continua com a sua lucidez fulgurante”, ao palestrar sobre o tema “A Lei e A Justiça”.

O evento trouxe também discussões em torno de temas que serão importantes para o período eleitoral de 2020, como Inteligência Artificial e seu uso pela Justiça Eleitoral; Unificação das Eleições; O combate às notícias falsas; e A estrutura e posicionamento das unidades de análise de contas eleitorais no âmbito dos Tribunais Regionais Eleitorais. Paralelas ao COPTREL, ocorreram reuniões dos diretores-gerais e dos assessores de Comunicação, com temas específicos às suas categorias.

Ficou deliberado pelo Colégio, que a própria reunião acontecerá em Natal, no Rio Grande do Norte, no mês de outubro de 2019.

COPTREL

Sempre com três ou quatro edições anuais, o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) se forma para discutir temas relevantes, atuais e atualizados com o objetivo de aperfeiçoar e aprimorar a qualidade e a transparência da Justiça Eleitoral brasileira.

O último COPTREL sediado na capital paraibana aconteceu em junho de 2017. Aquela 70ª edição foi aberta na Sala de Sessões do TRE-PB e teve continuidade no Hotel Nord Luxxor Tambaú Sapucaia.


icone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido