Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar acompanha ativamente eleição suplementar de Cabedelo

Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar acompanha ativamente eleição suplementar de Cabedelo

OAB NA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

A Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) acompanhou, ativamente, nesse domingo (17), das 8h00 às 17h00, escolha do novo prefeito e vice-prefeito do município de Cabedelo, para o mandato complementar até dezembro de 2020.

 A presidente da Comissão, a advogada Adriana Rodrigues, acompanhou o  Presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Ricardo Porto, e demais membros da Justiça Eleitoral a Cabedelo,  para acompanhar o andamento dos trabalhos da eleição suplementar e visitar alguns locais de votação.

A comitiva foi recebida pelo Juiz Eleitoral da 57ª Zona Eleitoral de Cabedelo, Salvador de Oliveira Vasconcelos, pelo Juiz Auxiliar Sivanildo Torres e pelo Promotor Eleitoral, Alessandro de Lacerda Siqueira.

Além da presidente da Comissão de Direito Eleitoral e do presidente do TER-PB, também integraram a comitiva, o juiz e Corregedor Regional Eleitoral em exercício do TRE-PB, Antônio Carneiro de Paiva Júnior, do Procurador Regional Eleitoral Victor Carvalho Veggi, da Diretora-geral da Secretaria do Tribunal, Alexandra Cordeiro, da Assessora Silma Leda Sampaio de Albuquerque, e das coordenadoras da Corregedoria, Vanessa do Egypto e de Registros e Informações Processuais e Controle de Contas Eleitorais e Partidárias, Anália Castilho da Nóbrega.

Durante a visita, a comitiva conheceu o funcionamento do centro de totalização e recebeu informações sobre o andamento da eleição suplementar, que ocorreu com  tranquilidade com registro de poucas ocorrências que estavam sendo solucionadas rapidamente.

Em seguida a comitiva visitou o maior colégio eleitoral do município, localizado na Faculdade de Ciências Médicas. O local comporta quase 5 mil eleitores, distribuídos em 12 sessões. Para conduzir os trabalhos nas sessões eleitorais daquele local estiveram envolvidos 48 mesários, de um total de 594 pessoas envolvidas diretamente no Pleito, onde estavam aptos para votar 46.638 eleitores.

A advogada Adriana Rodrigues ressaltou a importância da participação da OAB-PB, por meio da Comissão Eleitoral, que se deu, não só com a realização de sabatinas com os quatro candidatos que participaram do pleito, mas também em outras fases dos processos, dentre eles o das gerações de mídias e os preparativos dos locais das votações.

“Em um momento como este é de fundamental importância a participação da OAB-PB, como uma das guardiãs da democracia brasileira e defensora da participação popular na escolha dos representantes. Bem como, para realização e de Eleições Limpas, com igualdade de oportunidades para todos, porque voto não tem preço, mas sim consequências, para um futuro melhor para todos”, declarou.

Vitor Hugo (PRB) foi eleito prefeito de Cabedelo e Aguinaldo Silva, vice. Os dois compunham a coligação formada por PRB, MDB, DEM e PSB. Vitor Hugo, que respondia interinamente pela prefeitura, somou 23.169 votos, o que corresponde a 73,07 % do total. Em segundo lugar ficou Eneide Régis (PSD), com 19,55% e 6.199 votos. Marcos Patrício, do Psol, garantiu 4,61% dos votos e José Eudes (PTB) registrou 2,77%.

De acordo com os dados divulgados TRE, houve abstenção na votação de 11.851 e os votos brancos e nulos somaram 6.918. Com mais de 46 mil eleitores aptos a votar, 34.597 compareceram às urnas. Os votos válidos totalizaram 31.707 (91,658%). Votos em branco somaram 976 (2,828%); os nulos, 1.914 (5,538%).

Fonte: OAB-PB

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido