TRE-PB e Unimed se juntam para oferecer qualidade de vida a servidores do Tribunal

O objetivo foi de capacitar os servidores do Tribunal a gerenciar um estilo de vida mais saudável.

Unimed TRE-PB

O Grupo de Educação em Saúde – Equilíbrio do corpo, pertencente à Unimed João Pessoa, realizou hoje, nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, o primeiro de cinco encontros que têm como objetivo capacitar os servidores do Tribunal a gerenciar um estilo de vida mais saudável e compreender os processos de saúde doença.

O encontro de hoje começou às 14:30 e se estendeu até 16 horas. “Obesidade e emoções: organizando os pensamentos” foi o tema discutido em forma de palestra pela Psicóloga Roberta Mota, especialista em saúde da família e psicologia hospitalar e da saúde. O objetivo da discussão foi educar de forma grupal e individual sobre os aspectos psicológicos no processo de equilíbrio do peso.

Roberta Mota falou, inicialmente, do conceito de obesidade e de suas causas, que, dentre algumas, foram destacadas as emocionais. Compulsão alimentar, depressão, ansiedade, medo, angústia, stress e problemas de relacionamento são alguns dos fatores emocionais.

A Psicóloga falou ainda sobre autoestima, pensamentos sabotadores e estágios do processo de mudança de comportamento. Por fim, a respeito de tratamento, destacando que é “importante não esquecer que o excesso de peso deve ser tratado por uma equipe multidisciplinar”, que na “psicoterapia busca-se em sua história de vida conteúdos, pensamentos e aprendizagens que levam a este comer exagerado” e que “a partir do acompanhamento psicoterapêutico é possível traçar estratégias de mudança de comportamento”.

O próximo encontro, que ocorrerá no dia 29 de março, sexta-feira, das 09 às 11 horas, terá como tema “Obesidade: a epidemia do século” e contará com Maria da Luz, Médica Endocrinologista, como palestrante do dia.

 

Confira, abaixo, todos os encontros:

 

1º Encontro: 21/03/2019 (quinta-feria) das 14:30 às 16h. Tema: Obesidade e emoções: organizando os pensamentos – Psicóloga: Roberta Mota;

2º Encontro: 29/03/2019 (sexta-feira) das 09h às 11h. Tema: Obesidade: a epidemia de século – Médica Endocrinologista: Drª. Maria da Luz;

3º Encontro: 05/04/2019 (sexta-feira) das 09h às 11h. Tema: Atividade física e saúde – Profissional de Educação Física: Claudney Forte;

4º Encontro: 12/04/2019 (sexta-feria) das 09h às 11h. Tema: Comer bem para viver melhor – Nutricionista: Jéssica Lisboa;

5 Encontro: 26/04/2019 (sexta-feira) das 09h às 11h. Tema: Oficina educativa – receitas saudáveis. Haverá entrega de exames, agendamento de consultas e encerramento dos encontros presenciais do Grupo.

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido