“Saúde e Empoderamento Feminino” - tema do workshop promovido pela Comissão de Participação Feminina do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba

Comissão de Participação Feminina (COPFEM) e a Seção de Assistência à Saúde (SAS), promovem Workshop: Saúde e Empoderamento Feminino

#PraCegoVer: Sala de conversa, mulheres sentadas, da esquerda para a direita: Alexandra Cordeiro...

A Comissão de Participação Feminina (COPFEM) e a Seção de Assistência à Saúde (SAS), promoveram, nesta sexta-feira (25), o “Workshop: Saúde e Empoderamento Feminino”, em adesão ao calendário nacional de saúde - OUTUBRO ROSA.

O evento aconteceu na sala de treinamento do 4º andar do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e foi aberto pela servidora Ana Karla Farias de Lima Morais, presidente da COPFEM, que em sua fala apontou o evento como idealizado de forma conjunta, com o objetivo de trazer à discussão temas voltados à prevenção e à promoção de saúde das mulheres da Justiça Eleitoral paraibana.

O desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, presidente do TRE-PB, externou o seu agradecimento pelo convite recebido, e aplaudiu a iniciativa, afirmando que estava ali para assistir e para incentivar o “cuidado que é de todos”. Concluiu parabenizando os organizadores e desejando um evento produtivo.

Alexandra Maria Soares Cordeiro, diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, também usou da palavra para dizer que aquele momento era para ouvir as convidadas, que engrandecem o evento com as suas contribuições trazidas, e esclareceu sobre o significado da expressão “empoderamento”, como sendo uma condição de poder igual para todos. “Todos têm que buscar o seu espaço, fazer melhor aquilo a que se dispõem, a mulher pode, sim, fazer melhor o seu papel onde quer que ela se encontre”, asseverou.

O evento teve duas partes: “Momento Você: Inteligência Emocional - Equilíbrio e Controle das Emoções”, conduzido pela psicóloga Talyta Leão; e “Sala de Mulheres - De Peito Aberto: Exemplos de Superação”, com a participação da médica mastologista e presidente da ONG Amigos do Peito, Joana Marisa Barros, das servidoras Alexandra Cordeiro, diretora-geral da Secretaria do TRE-PB,  Ivânia Cristina e Ana Karla Farias, da senhora Margarita Farias de Lima e da psicóloga Talyta Leão.

A psicóloga Talyta Leão falou sobre a importância do tema que abordou: “A importância é de organizar os pensamentos, as emoções, diante um diagnóstico ou de alguma situação traumática, porque a gestão da emoção determinar muito o sucesso ou não desses tratamentos; então, é contribuir com a importância de pensamentos alinhados, emoções organizadas, para enfrentarmos momentos difíceis ou traumáticos”.

Para a médica Joana Marisa Barros, a principal mensagem é a empatia: “Precisamos nos colocar no lugar do outro e sentir a dor do outro, com esse exercício, certamente, fica mais fácil para todo mundo”.

O evento integra a agenda de ações voltadas à prevenção e promoção da saúde dos servidores, alinhado à política institucional de valorização e empoderamento feminino no TRE-PB.

No final foi feita uma apresentação com integrantes da COPFEM, interpretando a música "Cor de rosa choque" de Rita Lee, assista ao vídeo.


ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido