Será que o eleitor pode votar mesmo se não tiver feito biometria obrigatória?

Se o eleitor não comparecer para a realização da biometria obrigatória em sua cidade, não poderá votar, uma vez que terá o título cancelado.

#Pracegover: imagem mostra uma animação. São quatro dedos, com olhos, boca e vestes olhando para...

Se o eleitor não comparecer para a realização da biometria obrigatória em sua cidade, não poderá votar, uma vez que terá o título cancelado. Em consequência disso, o eleitor não consegue emitir passaporte e carteira de identidade. Se for funcionário público, não recebe o salário. Também não se matricula em instituições de ensino, já que, para isso, é necessário que esteja regular com a Justiça Eleitoral.

O Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro teve início em 2008, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo da Justiça Eleitoral é utilizar a tecnologia para proporcionar ainda mais segurança às eleições do país. A medida evita que uma pessoa se passe por outra no momento da votação.

No Brasil, nas Eleições de 2018, o número de eleitores aptos a votar foi de 147.306.275. Destes, 59,31% estavam aptos a votar com biometria. Na Paraíba, 2.867.649 eleitores estavam aptos a votar. 99,81% destes, com biometria. A biometria foi obrigatória nas Eleições de 2018 no estado da Paraíba.

Para saber se você está regular com a Justiça Eleitoral, clique na aba “Eleitor e eleições”. E depois em “Situação eleitoral”. Você poderá consultar pelo nome ou pelo título.

 

icone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido