Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba emite títulos em Boa Ventura-PB

A ação visa atender aos objetivos de conscientização do voto do programa Selo UNICEF 2017/2020

Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba emite títulos em Boa Ventura-PB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da 42ª Zona Eleitoral – Itaporanga-PB, na última quarta-feira (9), participou de ação conjunta com a Prefeitura de Boa Ventura-PB, deslocando uma equipe de servidores do Cartório Eleitoral até uma escola do município, a fim de promover a emissão de títulos eleitorais para os jovens da região.

A solicitação da prefeitura se deu em meados de agosto à 42ª Zona Eleitoral, visando o apoio para atender aos objetivos de conscientização do voto do programa Selo UNICEF 2017/2020, mais especificamente no desafio 5 - “Promover a Educação para a Cidadania Democrática - #partiumudar”, para alistamento eleitoral dos jovens da faixa etária de 16 a 17 anos residentes na cidade.

A ação teve o aval da juíza eleitoral, Hyanara Torres Tavares de Souza e da Diretora-Geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro. Desta forma, os servidores do cartório eleitoral da 42ª Zona se deslocaram à Escola Municipal Emília Diniz Alvarenga, no município de Boa Ventura-PB, e realizaram a emissão dos títulos eleitorais para os jovens de 16 a 17 anos que ainda não haviam feito o alistamento.

Dando continuidade à programação, houve uma explanação do chefe de Cartório da 42ª Zona Eleitoral, Rafael Câmara de Souza, sobre a importância do voto consciente, tendo o servidor destacado que "o voto consciente é aquele formado a partir de informações adequadas e de qualidade; é um voto "desapegado" dos interesse estritamente individuais. E para buscar a qualidade de seu voto, o jovem eleitor pode, e deve, conhecer e pesquisar sobre os candidatos, partidos e cargos para os quais estão concorrendo, além de buscar tanto a afinidade do seu pensamento com o do candidato para assuntos da coletividade, como saber as "regras do jogo", e, o mais importante: não vender seu voto".

Por fim, foi exibido um vídeo dos alunos que compõem o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município, no qual eles gravaram o passo-a-passo, desde a chegada ao cartório eleitoral de Itaporanga-PB, até o recebimento, em mãos, de seus primeiros títulos eleitorais. O vídeo finaliza com a entrevista da chefe do Cartório Eleitoral da 33ª Zona, Raquel Cabral Cordeiro, que explicou sobre a documentação necessária para o alistamento eleitoral, entre outras informações relevantes.

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido