TRE-PB amplia inscrição para Talk Show de Combate à Desinformação nas Eleições 2020

Diante de inúmeros pedidos o TRE-PB ampliou o número de vagas para oportunizar inscrição no Talk Show de Combate à Desinformação com foco nas Eleições 2020

TRE-PB DEMOCRACIA DIGITAL

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em parceria com Agência Lupa, Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) promoverão, no dia 15 de junho do corrente ano, o Projeto “Democracia Digital – Eleições 2020, que consistirá na realização de um Talk Show e Oficina Virtual de Combate à Desinformação com foco nas Eleições 2020. A iniciativa tem também apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer e conta com a parceria do WhatsApp para as Oficinas de Checagem Lupa.

Devido à pandemia do coronavírus, a ação será realizada de forma virtual, cumprindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) acerca da necessidade de distanciamento social, para tanto, será utilizada a plataforma “Google Meet”, ferramenta de videoconferência de uso corporativo do Google, que pode ser acessada pelo celular ou pelo computador. Todos os participantes irão receber um e-mail com o dia, horário e o link da conferência.

A ação visa capacitar magistrados e servidores da Justiça Eleitoral, membros do Ministério Público, advogados, organizações da sociedade civil, meios de comunicação e os cidadãos, para a formação de uma rede articulada e mobilizada para o enfrentamento da desinformação durante o período eleitoral.

As inscrições atingiram seu limite máximo na ultima sexta-ferira (05/06). Diante de inúmeros pedidos o TRE-PB ampliou o número de vagas para oportunizar inscrição no Talk Show de Combate à Desinformação com foco nas Eleições 2020.

 

Dinâmica do evento online

 

O programa Democracia Digital acontecerá com programação dividida em dois turnos do dia 15 de junho. Na parte da manhã, no horário das 9:30h às 11:30h, ocorrerá o Talk Show, com um debate de “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas Eleições municipais?” 

Nesse espaço será discutida busca pelos  principais aprendizados decorrentes da crise de desinformação relacionada ao novo coronavírus, com vistas à preparação no enfrentamento da desinformação no contexto das eleições municipais. A proposta é que os participantes realizem perguntas em tempo real para os debatedores. 

Para participar do Talk Show, realize sua inscrição clicando AQUI.

 

Participantes do Talk Show


Petrea Chaves  - Jornalista mediadora do Talk Show, apresentadora da Rádio CBN;

Michelini de Oliveira Dantas Jatoba -  Juíza Membro Titular do TRE-PB;

Natália Leal - diretora de Conteúdo da Agência Lupa;

Ariel Kog - codiretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E);

Luciano Caparroz Pereira Santos - Diretor do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral);

Dr. Juciano de Sousa Lacerda - Professor  em Estudos da Mídia da UFRN, vice-coordenador da pós-graduação em Estudos da Mídia na UFRN, Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, pesquisador do Projeto de Resposta Rápida à Sífiles da UFRN, Pesquisador do Núcleo em Saúde Coletiva da UFRN;

Dr. Fernando Firmino da Silva - doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas-linha Cibercultura pela UFBA; mestrado em Ciência da Informação pela UFPB; graduação em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba; professor doutor na Universidade Estadual da Paraíba na disciplina de Projeto Gráfico e Agência de Notícias; professor de pós-graduação em Jornalismo pela UFPB; além de pesquisador e integrante de muitos projetos e pesquisas na área de comunicação;

Dr. Fábio George Cruz da Nóbrega - Procurador Regional da República; graduado em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas da UFPB; atualmente preside a Associação Nacional dos Procuradores da República;  foi coordenador do Fórum Estadual de Combate à Corrupção na Paraíba e em Pernambuco; vem ministrando palestras e conferências jurídicas diversas dentro e fora do país e atuando de forma efetiva na prevenção e combate à corrupção em nosso país;

Dr. José Augusto de Oliveira - doutor em Ciências da Computação pela UFCG; professor concursado no Departamento de Computação da UEPB; professor e pesquisador no Mestrado em Tecnologia em Saúde da EUPB; consultor técnico para área de TICs na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e chefe da Seção de Auditoria - área de Tecnologias da Informação e Comunicação do TRE/PB;

Cláudio Lucena Killa - professor de Direito da Universidade Estadual da Paraíba; pesquisador da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal, junto ao Reserch Center for the Future of Law, Católica Global School of Law, Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Direito Internacional pela Universidade Livre de Bruxelas; Bacharel em Ciência da Computação pela UFCG; Fellow do Latin American Internet Governance Forum e da South School on InternetGovernance; professor convidado  de diversas universidades e insituições de ensino no Brasil e exterior; membro do Comitê Internacional de Estudos sobre a Privacidade; professor da Escola Superior da Magistratura, da OAB e da Academia da Polícia Civil da Paraíba.

 

Realizadores 

 

IT&E: O Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) é uma organização que acelera a inovação sistêmica para alcançar a equidade na sociedade. A iniciativa conta com uma metodologia que tem como base os sistemas dinâmicos. É a partir dela que colabora com coletivos e organizações públicas, privadas e do terceiro setor, criando modelos para entender sistemas complexos, identificar pontos de alavancagem e catalisar mudanças sistêmicas. 

Agência Lupa: A Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking. Desde novembro de 2015 sua equipe acompanha o noticiário diário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais para corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. 

MCCE: O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas. O objetivo é combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto visando sempre a busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente.

Últimas notícias postadas

Recentes