Acessibilidade

Áudio de textos em língua portuguesa e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

O portal do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba conta com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A inteligência artificial chamada de Rybená, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros.

Como funciona

No canto direito inferior da tela do computador estão localizados os ícones de acessibilidade representados por mãos e um rosto de perfil.

Ao acessar o programa, o usuário seleciona o texto que deseja ler e opta pela tradução por Libras ou pela leitura mediante voz sintética, apresentada por Rybená, a personagem virtual.

A ferramenta Rybená foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).

O TRE-PB também fornece a interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos eventos e vídeos publicados como os seguintes:

- Mensagem do Presidente do TRE-PB para os servidores da Justiça Eleitoral paraibana.

- Cerimônia de Diplomação das Eleições 2018 em 18/12/2018

 

Legenda e audiodescrição em manifestações públicas

Para prover a acessibilidade, o TRE-PB também implementa legenda e audiodescrição em suas manifestações públicas, como demonstrado nos seguintes eventos:

- Pronunciamento do Presidente do TRE-PB nas Eleições 2018 - 2º Turno

- Pronunciamento do Presidente do TRE-PB nas Eleições 2018 - 1º Turno

- Pronunciamento do Presidente do TRE-PB nas Eleições 2016 - 1º Turno

- Vídeo de manifestação pública com legenda a respeito dos serviços remotos do TRE-PB

- Nota Oficial de manifestação pública informando sobre o atendimento remoto das Zonas Eleitorais da Paraíba