Desembargadora Agamenilde Dias toma posse como membro substituta do TRE-PB

A empossada fez juramento, prometendo cumprir os deveres inerentes ao cargo e assinou o termo de posse

Duas mulheres se cumprimentam com aperto de mãos, enquanto outras pessoas assistem o ato, todos ...

A desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas tomou posse, na tarde desta quinta-feira (2), no cargo de Juíza Membro Substituta do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na categoria desembargador(a).

A cerimônia ocorreu na sala de Sessões do TRE-PB, quando a empossada fez o juramento de praxe, prometendo cumprir os deveres inerentes ao cargo e assinou o termo de posse.

A presidente da Corte Eleitoral, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, deu as boas vindas e comunicou à empossada, que a qualquer momento poderá ser convocada para atuar junto à Corte, e concluiu: “A desembargadora Agamenilde é uma magistrada com extenso currículo, uma magistrada de carreira, é a Atena do nosso século, uma mulher corajosa, ousada, sábia; temos a honra de dizer que a desembargadora Agamenilde compõe a nossa Corte de Justiça Eleitoral (...) essa Casa também é sua”.

Agradecendo, a desembargadora Agamenilde Dias externou: “Dizer GRATIDÃO ainda é pouco (…)” e se dirigindo à presidente, afirmou: “Pelo lado institucional, a senhora integra também a minha história, sempre oportunizando como defensora das mulheres, muito obrigada”.

A magistrada foi indicada pelo Pleno do Egrégio Tribunal de Justiça da Paraíba, como membro substituta da Corte Eleitoral da Paraíba, em Sessão Administrativa realizada no dia 25/01/2023, para ocupar a vaga decorrente do término do biênio do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, ocorrido em 23/11/2022.


Perfil

Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, nascida em Bonito de Santa Fé/PB, ingressou na Magistratura em 28/04/1992. Trabalhou nas Comarcas de Taperoá, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e Bayeux; foi Juíza Substituta na Comarca de João Pessoa, Juíza titular da 5ª Vara de Família da Capital, desde maio de 2002. Exerceu Jurisdição eleitoral em várias Zonas Eleitorais do Estado da Paraíba, por exemplo: Taperoá, Sousa, Cajazeiras, Cruz do Espírito Santo Comarca e na 76ª Zona da Capital responsável pela propaganda eleitoral nas eleições de 2016. É Especialista em Direito Processual Civil e em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Juíza Auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça - biênio 2011/2012. Secretária-Geral do FONAPREC - Fórum Nacional de Precatórios do Conselho Nacional de Justiça – 2012/2013. Membro do Comitê Nacional do Fórum Nacional de Precatórios do Conselho Nacional de Justiça – 2013/2015. Diretora do Fórum Cível Comarca de João Pessoa – 2014/2015. Atuação como juíza na Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - Improbidade Administrativa - Tribunal de Justiça da Paraíba – 2015/2016. Professora de Direito de Família da Escola Superior da Magistratura da Paraíba. Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Mediação e Conciliação Familiar do Fórum Cível do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba. De 18/09/2017 a 17/09/2019 atuou como juíza membro substituta da Corte Eleitoral da Paraíba. Escolhida desembargadora pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba em 12/12/2022.

/alexandredias/ascom/tre-pb/

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

icone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido