Eleições 2024: Saiba como se candidatar para ser MESÁRIA e MESÁRIO

Se você deseja contribuir com a democracia brasileira como voluntária ou voluntário nas eleições, saiba que o processo é simples e fácil

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece, em primeiro plano, o tronco de um homem, vestindo uma cam...

As mesárias e os mesários são parte essencial do processo eleitoral e contribuem de maneira decisiva para o fortalecimento da democracia. Nos dias do pleito, eles recebem o eleitorado, colhem e conferem as assinaturas no caderno de votação, liberam a urna eletrônica para que as pessoas possam exercer o direito ao voto e são responsáveis por assegurar a tranquilidade da seção eleitoral, do início ao fim da votação.


Sobre a função de MESÁRIA E MESÁRIO


A mesária ou mesário é a (o) representante da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos. Possui a função de contribuir com a lisura do processo eleitoral, viabilizar as eleições e fortalecer a democracia. Cabe ao mesário ou mesária facilitar e assegurar ao eleitor e eleitora o exercício do direito de votar e ser votado e que sua vontade seja respeitada.

Para orientar o trabalho que será realizado no dia do pleito, a pessoa recebe treinamento específico a ser programado pelo Cartório Eleitoral e ainda pode baixar o Aplicativo Mesário, disponibilizado pela Justiça Eleitoral nas plataformas Android e iOS.


Como se candidatar para ser MESÁRIA ou MESÁRIO?


Se você deseja contribuir com a democracia brasileira como voluntária ou voluntário nas eleições, saiba que o processo é simples e fácil. A Justiça Eleitoral mantém uma página especial dedicada aos mesários. No Canal do Mesário, é possível conferir um passo a passo sobre como se inscrever para ser mesária ou mesário, além de tirar todas as dúvidas sobre as funções a serem desempenhadas no dia da eleição.

O TRE-PB também dispõe da página “SEJA MESÁRIA(O) VOLUNTÁRIA(O)”, com diversas informações sobre o assunto.

Acesse o link https://mesario.tre-pb.jus.br/mesario_voluntario/ e faça a sua inscrição!


Quem pode se candidatar?


Toda eleitora ou eleitor com mais de 18 anos pode se candidatar, desde que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Após se inscrever para atuar como mesária ou mesário, a pessoa passa a fazer parte de uma lista. Assim, quando houver necessidade, quem se candidatou será convocada ou convocado pela respectiva zona eleitoral.


Treinamento


Nas Eleições 2022, o treinamento dos mesários ocorreu por meio de aplicativo e plataforma educacional. Eles também tiveram acesso a manual e vídeos, ao Canal do Mesário e a outros materiais avulsos.


Vantagens


Além da contribuição para o fortalecimento da democracia no país, quem conclui o treinamento da Justiça Eleitoral tem direito a dois dias de folga no serviço, independentemente da duração do treinamento e da modalidade – se presencial ou virtual. Essa folga de dois dias, sem a perda do salário, também é garantida toda vez que a mesária ou o mesário presta um dia de trabalho à Justiça Eleitoral.

No dia da eleição, as voluntárias e os voluntários também recebem auxílio-alimentação, no valor de R$ 60. Em alguns estados, os dias trabalhados contam como horas complementares em cursos universitários.

Se você é uma concurseira ou um concurseiro, saiba que, se houver a previsão em edital, a participação como mesária ou mesário pode valer como vantagem para desempate entre candidatas e candidatos na disputa por vaga.


Corrente do bem


Nas últimas eleições, em 2022, os números impressionaram: quase 1,9 milhão de mesárias e mesários atuaram em todo o país. Desse total, 893 mil foram voluntárias e voluntários, o que correspondeu a 47% dos convocados. Um deles é o professor aposentado Ivo Benedet, 64, que atua há mais de 40 anos nas eleições, em Jacinto Machado (SC). Para ele, colaborar com a Justiça Eleitoral no dia das eleições é um serviço prestado à democracia e ao país, além de ser “um dia especial em que encontramos muitos amigos”.

Quem também coleciona muitas histórias para contar nas eleições como mesária é a paraibana Damiana Alves de Sousa, 41. Professora de educação infantil, ela tirou o título de eleitor aos 16 anos e, já na primeira eleição, quando tinha 18 anos, foi convocada para atuar como mesária e presidente de seção. “É muito gratificante ajudar o processo eleitoral a acontecer. Vale muito a pena! Além de ser reconhecido como cidadão, você é bem-visto na sua comunidade como uma pessoa que está ali para ajudar”, declara.


/com_informações_do_TSE/
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido