Mais de mil estudantes participam do projeto PoliTEENzando na Capital
Evento do TRE-PB vai acontecer nesta terça (12) com a presença do secretário de Educação da cidade do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realiza nesta terça (12) o PoliTEENzando – Jovem que vota, muda a rota. O evento vai reunir mais de mil jovens estudantes da rede pública estadual no teatro de arena do espaço cultural, a partir das 9h, com o objetivo de estimular a participação política e cidadã de estudantes entre 15 e 17 anos.
O PoliTEENzando é uma iniciativa em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba e apoio da Câmara dos Deputados. O evento será apresentado por Keila Santana, jornalista e apresentadora da Câmara dos Deputados e também terá uma palestra do secretário de Educação da cidade do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha.
Estudantes da rede pública estadual, especialmente aqueles ligados ao programa Geração Protagonista e aos projetos Líderes de Turma e Grêmios Estudantis vão participar do PoliTEENzando. Com essa iniciativa, a Justiça Eleitoral paraibana reafirma seu compromisso com a formação cidadã das novas gerações e com a construção de uma sociedade mais participativa e democrática.
A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), Vanessa do Egypto, reforçou o papel formativo do evento: “Há uma expectativa grande porque é uma ação de cidadania voltada para os jovens, eleitores cujo voto é facultativo e que precisamos incentivar. O PoliTEENzando é um evento feito para o jovem, pelo jovem, para estimular essa vontade de participação na política. A política está presente em tudo, e essa geração tão conectada não pode ficar alheia a esse processo.”
A primeira edição do evento será realizada em João Pessoa, com previsão de desdobramentos futuros nas cidades de Campina Grande e Patos. Com a participação de lideranças estudantis e gestores da educação, o PoliTEENzando reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral paraibana com a formação cidadã das novas gerações.
Sobre o palestrante
Renan Ferreirinha é secretário de Educação da cidade do Rio de Janeiro e deputado federal. Nascido e criado em São Gonçalo (RJ), Ferreirinha teve sua vida transformada pela educação. Ganhou diversas medalhas em olimpíadas de Matemática e se formou em Economia e Ciência Política em Harvard com bolsa integral por necessidade financeira.
Em 2018, aos 24 anos, Ferreirinha foi eleito o deputado estadual mais jovem do Rio de Janeiro. Destacou-se como presidente da Comissão de Economia, vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e relator da Comissão da Covid, que gerou o impeachment do ex-governador Wilson Witzel.
Em 2021, assumiu a Secretaria de Educação do Rio, a maior rede municipal de ensino da América Latina com 1557 escolas e 650 mil alunos. Junto com o prefeito Eduardo Paes, comandou a volta ao ensino presencial em segurança, lançou a Olimpíada Carioca de Matemática, expandiu 25 mil novas vagas de creche, alcançou a marca de 50% de alunos em tempo integral e criou 200 Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), o modelo de escola pública mais inovador do país. Além disso, o Rio foi a capital que mais avançou no Ideb no país, alcançando o 1º lugar do Sudeste e o melhor resultado da cidade na história.
Como deputado federal, foi o relator da lei que proíbe o uso de celulares nas escolas brasileiras, salvo para uso pedagógico ou motivo de saúde. Ferreirinha conduziu um raro consenso nacional entre esquerda e direita e aprovou em tempo recorde o projeto no Congresso, que foi inspirado no exemplo pioneiro e de sucesso do Rio com a medida.
/michellesousa/ascom/tre-pb/ com Ascom da SME-RJ
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece o Edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify