Eleições 2026: setores estratégicos do TRE-PB discutem execução de projetos eleitorais
Em reunião na manhã desta quarta-feira (17), a diretora-geral e secretários de gestão debateram a organização de trabalhos que vão envolver a realização do pleito

Os projetos que envolvem a realização das Eleições 2026 estão sendo discutidos e aprimorados em reuniões preparatórias com a participação de integrantes da alta gestão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Na manhã desta quarta-feira (17), mais uma reunião foi realizada, tendo como foco as ações voltadas ao fechamento do cadastro eleitoral e à convocação de mesários.
Apesar de a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabelece o calendário eleitoral de 2026, ainda não ter sido publicada, o TRE-PB vem efetivando seus planejamentos para ações que já são rotineiras e preparatórias para o pleito. Uma delas é o fechamento do cadastro eleitoral, período em que não será mais possível registrar novos eleitores nem efetivar mudanças de domicílio eleitoral, por exemplo.
Assim como nas eleições de 2024, o TRE-PB estuda adotar um local com infraestrutura maior para facilitar o acesso do eleitor que deseja regularizar sua situação eleitoral em João Pessoa. Detalhes como local, quantidade de estações de atendimento e infraestrutura de pessoal, equipamentos e comunicação foram discutidos na reunião desta semana.
Outro assunto debatido foi o projeto de convocação e treinamento de mesários. Os secretários discutiram aspectos que precisam ser aprimorados, com base nas experiências de anos anteriores. Um dos estudos aponta a possibilidade de pagamento do auxílio-alimentação do mesário via Pix.
A reunião foi conduzida pela diretora-geral Alexandra Cordeiro, com a participação dos secretários da Corregedoria, André Vieira; de Gestão de Pessoas, Océlio Batista Mendes; de Tecnologia da Informação e Comunicação, Vinícius Veloso; de Administração, Alessandra Mota; de Gestão Estratégica e Modernização, José Augusto de Oliveira Neto; de Orçamento e Finanças (SOF), Ranulfo Lacet; e Judiciária e da Informação, Marinaldo Gonçalves de Melo Júnior.
Também estiveram presentes o chefe da Seção de Sistemas e Orientação do Cadastro, Anderson Gomes; a chefe da Seção de Eleição, Inovação e Modernização, Eridan Pimenta; a chefe da Seção de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos, Cibele Sousa; a assessora de Comunicação Institucional e Multimídia, Michelle Sousa; e o assessor de Governança e Gestão de Contratações da Secretaria de Administração, Arioaldo Araújo Júnior. A próxima reunião de planejamento ficou agendada para o dia 13 de janeiro.

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#PraTodosVerem: Na fotografia aparece a logomarca das eleições 2026 com a #votonademocracia
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 1 aparece o grupo de pessoas reunidas em torno da mesa conversando sobre o tema da reunião
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