Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Membros da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PB participam do 24º CODEJE

O evento, sediado pelo TRE-PR, discute a atuação e os desafios das Escolas Judiciárias no país.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem várias pessoas sentadas em uma mesa no formato de L, vest...

Representantes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) participam do XXIV Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE). O evento, sediado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), acontece nesta quinta (13) e sexta-feira (14), no Fórum Eleitoral de Curitiba.

Representando o TRE-PB, participam do evento a coordenadora e o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Vanessa do Egypto e o juiz Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, respectivamente.

Com o tema “Cidadania digital e letramento eleitoral: pilares para um futuro democrático”, o XXIV CODEJE discute a atuação e os desafios das Escolas Judiciárias no país. O encontro reúne importantes autoridades do Judiciário e da comunidade acadêmica.

Entre os participantes estão o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e diretor-executivo da Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (EJE-TSE), Cristiano Zanin; o juiz-membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior; o desembargador Clayton Maranhão, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); e o professor e juiz- membro substituto do TRE-SP, desembargador eleitoral Diogo Rais, além de outros expoentes do Direito.

PraTodosVerem: Na fotografia interna aparecem várias pessoas sentadas em uma mesa no formato de ...

Na manhã desta quinta-feira (13), ocorreu a apresentação de um diagnóstico das ações realizadas pelas Escolas Judiciárias Eleitorais do país e o levantamento dos temas que poderão ser incluídos na Carta do XXIV CODEJE, ao final do evento.

A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PB, Vanessa do Egypto, participou dessas atividades. “Cada EJE apresentou um diagnóstico das atividades no ano de 2025, as capacitações realizadas e os resultados obtidos, assim como os problemas detectados. Após essa atividade, trabalhamos na carta que será encaminhada ao Colégio de Diretores das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEG), hoje à noite e amanhã de manhã. Esse documento reúne as principais deliberações e preocupações das EJEs, seja com as demandas do CNJ, seja com a forma como algumas demandas aportam nas EJEs”, explicou.

No período da tarde, aconteceram dois painéis: “A Escola Judiciária como Espaço de Formação do Eleitor: Caminhos e Obstáculos para as Eleições 2026” e “A Escola Judiciária como Espaço de Formação do Eleitor: Caminhos e Obstáculos para as Eleições 2026”. A abertura oficial será à noite, com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e diretor-executivo da Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (EJE-TSE), Cristiano Zanin.

Para o diretor da Escola Judiciária do TRE-PB, juiz Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, o XXIV CODEJE possui uma programação muito enriquecedora, sendo uma ótima oportunidade de agregar conhecimento. “Todas as palestras e pontos debatidos são muito importantes para que tenhamos uma uniformidade de ações e um diálogo mais produtivo, permitindo que todas as EJEs do país tenham condições de cumprir as metas, treinamentos e capacitações sob sua responsabilidade”, pontuou.

Sexta-feira (14)

Nesta sexta-feira (14), o evento inicia com a fala do presidente do CODEJE, desembargador Silmar Fernandes, do TRE-SP. O encontro segue com a deliberação da reunião dos coordenadores das EJEs e o painel do assessor-chefe da EJE do TSE, Jillian Roberto Servat. Já no final da manhã, haverá uma reunião dos diretores das EJEs.

Durante a tarde, o professor e juiz-membro substituto do TRE-SP, desembargador eleitoral Diogo Rais, retoma as atividades com a aula magna “Letramento Eleitoral e Democracia Digital: Desafios para o Século XXI”. Ao final, após as deliberações finais do evento, será aprovada a Carta do XXIV CODEJE e realizada a eleição para os cargos da diretoria do colegiado.

/saragomes/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparecem várias pessoas sentadas, em uma mesa no formato de L. O diretor da EJE-PB, juiz Kéops Amaral está falando no microfone.


#PraTodosVerem: Na fotografia interna aparecem várias pessoas sentadas, em uma sala de reunião.


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido