Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Cartório Eleitoral é finalista de prêmio na categoria acessibilidade

Projeto ‘Lugar de Votar é para Todos - Polos de Apoio à Acessibilidade’ do cartório eleitoral de Santa Rita foi selecionado ao prêmio da Justiça Eleitoral

Projeto ‘Lugar de Votar é para Todos - Polos de Apoio à Acessibilidade’ do cartório eleitoral de...

Uma iniciativa da 3ª Zona Eleitoral de Santa Rita nas eleições de 2024 foi selecionada como finalista do Prêmio da Justiça Eleitoral. O projeto, denominado ‘Lugar de Votar é para Todos - Polos de Apoio à Acessibilidade’ , consistiu na instalação de comissões de acessibilidade em três municípios, o que permitiu que pessoas com diversos tipos de limitações pudessem exercer o direito de votar.

A ideia do projeto partiu da juíza eleitoral Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa e foi implantada pela chefe de cartório da 3ª Zona na época, Márcia de Sousa Jaguaribe e equipe. Os polos de atendimento foram instalados nos municípios de Santa Rita, Conde e Cruz do Espírito Santo, com pessoas selecionadas para o atendimento em Libras e outras limitações.

A chefe de cartório atual, Alcyra Manfrin, foi quem teve a ideia de inscrever o projeto na premiação. Segundo ela, a iniciativa surpreendeu a todos e atraiu eleitores que não votavam havia muito tempo. “Tivemos o depoimento da intérprete de Libras, Adilma, que trabalhou na Comissão de Acessibilidade de Santa Rita, e que foi muito importante”.

O relato da intérprete foi enviado em mensagem de áudio e transcrito pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade ( Naid) do TRE-PB. “Eu sou da acessibilidade inclusiva. Vocês criaram esse espaço, a coordenação de acessibilidade. Eu li o manual, o guia que vocês disponibilizaram para a gente, e vi que não é apenas atendimento para pessoas com deficiência, transtornos ou outras limitações. Foi um setor em que atendemos a todas as limitações e foi maravilhoso. O dia passou, Alcyra, que nem vi a hora. Foram muitos atendimentos que nós fizemos, inclusive com pais, mães e responsáveis por crianças com transtornos. A gente levava, dava acesso, facilitava o acesso deles até as seções. Mulheres com recém-nascidos no colo, pessoas em maca. Teve uma senhora que foi de maca. Vieram ao nosso setor, Alcyra, pessoas que fazia anos que não votavam e queriam votar”, disse Adilma.

No espaço havia uma placa indicativa: “Comissão de Acessibilidade”, e foram disponibilizadas cadeiras de rodas e equipamentos de apoio, a fim de que a comissão atendesse às necessidades dos(as) eleitores(as) com deficiência.

Agora, o projeto concorre à premiação nacional, na categoria Acesso à Justiça Eleitoral. A cerimônia de anúncio dos vencedores, contemplando as sete categorias do prêmio, será realizada no dia 10 de dezembro de 2025, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, em evento público. “Estamos todos na torcida, principalmente porque, para nós, a premiação já vem antes, que foi o fato de ajudar o cidadão mais necessitado no dia do pleito. O prêmio é antes, nessa missão”, pontuou Alcyra Manfrin.

Prêmio

A defesa da democracia se faz a partir de atos cotidianos. Pensando nisso, a Justiça Eleitoral criou o Prêmio Justiça Eleitoral, voltado para magistradas e magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, além de cidadãs e cidadãos que desenvolveram ações e projetos relevantes para a promoção do processo eleitoral.

O prêmio tem sete categorias e, em cada uma delas, há três finalistas. O Prêmio Justiça Eleitoral será concedido a projetos e ações que demonstrem dedicação, superação de desafios, impacto positivo no processo democrático, compromisso com a cidadania e capacidade de inspirar a sociedade a participar ativamente da democracia.


michellesousa/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem as servidoras do cartório da 3ª Zona Eleitoral


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido