TRE-PB cresce em produtividade e no alcance das metas do Prêmio CNJ
Dados foram apresentados à corte eleitoral em reunião nesta quinta-feira (2)

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vem crescendo em produtividade e alcançando índices nunca registrados antes. Essa foi a conclusão dos dados apresentados durante a reunião de acompanhamento das metas, ocorrida nesta quinta-feira, com a participação dos membros da Corte Eleitoral e de secretários da instituição.
De acordo com o secretário judiciário e da informação, Marinaldo Gonçalves, o TRE-PB apresentou evolução expressiva em todos os seus indicadores de produtividade e das metas para o exercício de 2025. “Hoje, ocupamos a 5ª posição entre os tribunais de médio porte, resultado que reflete o comprometimento coletivo da nossa instituição. Essa conquista não se resume a números, ela traduz a eficiência do trabalho realizado, a cooperação entre as unidades e a consolidação de uma cultura de acompanhamento sistemático dos indicadores”, analisou.
Para Marinaldo, outro aspecto que merece ênfase é a contribuição dos gabinetes dos juízes membros. “Com dedicação e engajamento, eles foram fundamentais para elevar o desempenho do eixo produtividade. O esforço conjunto, aliado ao acompanhamento próximo pela Presidência e pelo juiz gestor de metas, garantiu que as ações fossem conduzidas de forma planejada e integrada”.
Durante a reunião, foi reafirmado o compromisso com a estratégia institucional voltada para o cumprimento das metas de 2025. O grupo também delineou diretrizes claras, estabelecendo prioridades, responsabilidades e mecanismos de monitoramento, em consonância com os parâmetros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Um dos fatores importantes para o aumento da produtividade foi a instalação do Gabinete Virtual em julho deste ano. Em 15 dias, dos 45 processos que impactavam a celeridade processual, o mutirão conseguiu julgar 41 deles. Os dados apresentados na reunião mostraram evolução significativa do TRE-PB no julgamento de processos, tanto no 1º Grau quanto no 2º Grau de jurisdição.
No primeiro momento, os avanços estiveram relacionados aos indicadores da premiação do CNJ e, diante dos resultados obtidos, a sugestão agora é de atuar especificamente no cumprimento das metas. Segundo o secretário da Corregedoria, André Vieira, dentro da Meta 2 do CNJ restam apenas oito processos para serem julgados no 1º Grau. “Na Meta 1, nós temos mapeados aproximadamente 600 processos e a sugestão agora, já aprovada, é que a gente volte com o Gabinete Virtual para o atingimento dessas metas. Os processos são basicamente prestações de contas, e a Corregedoria vai solicitar que o recrutamento se dê entre servidores das zonas ou da sede, já com qualificação e habilitação nessa matéria. E, com base nisso, nós esperamos chegar ao final do ano cumprindo todas as metas do CNJ”.
O vice-presidente, corregedor eleitoral e gestor de metas, desembargador Márcio Murilo, comemorou os resultados. “Quando se trabalha em equipe, somando esforços, nós conseguimos incrementar muito a produtividade, não só no segundo grau, mas também no primeiro grau de jurisdição. E estamos alcançando um índice de produtividade que nunca antes houve nesse ranking do CNJ de pontuação para o nosso TRE”.
“Nosso desempenho está extremamente satisfatório nos índices de produtividade. A gente vem, desde o início do ano, tentando implementar mecanismos para que possamos atingir os percentuais de cumprimento das metas. E o que a gente viu hoje aqui foi extremamente alvissareiro”, celebrou o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, completando que falta pouco para, até o final do ano, atingir as metas do CNJ para 2025.
Além do presidente e do vice do TRE-PB, participaram da reunião a juíza federal Helena Fialho; os juízes Roberto D’Horn, Kéops de Vasconcelos e Rodrigo Clemente; o procurador eleitoral Renan Paes Félix; o secretário judiciário e da informação, Marinaldo Gonçalves; e a diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro.
michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas reunidas em torno de uma mesa retangular
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify