Secretários do TRE-PB afinam ações para o último trimestre de gestão
As equipes passaram por reuniões com alta gestão para ajustar todos os detalhes de projetos e tarefas em andamento

Com a proximidade do último trimestre de 2025, a alta gestão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou uma série de reuniões com secretários de gestão para analisar o cumprimento de metas e projetos em curso na instituição. Tudo foi discutido em reuniões individuais com as equipes de cada Secretaria do Tribunal, tendo como objetivo garantir que todas as atividades sejam concluídas até 20 de dezembro.
Durante a reunião com a Secretaria de Administração (SAD) foi feita uma análise das licitações pendentes, das reformas importantes em andamento, a exemplo da sede de Coremas. Além disso, a equipe mencionou a necessidade que cada Zona Eleitoral seja equipada com uma cadeira de rodas, visando o atendimento adequado às pessoas com deficiência.
Já a Secretaria de Finanças e Orçamento (Sof) definiu como prioridade implementar o Sistema de Interoperabilidade por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAF). Este sistema permite um controle diário e eficiente dos gastos, oferecendo ao gestor uma projeção dos recursos orçamentários, proporcionando uma maior segurança.
Em relação a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), a reunião avaliou as ações já executadas e as que ainda estão em andamento. Os temas abordados no encontro foram: a valorização dos servidores, o processo de remoção dos analistas judiciários, que também será ampliado aos analistas da área administrativa, e a construção de novos espaços de convivência.
Em reunião com a equipe da Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização (Segem), o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, dialogou sobre o planejamento estratégico que norteará as ações do Tribunal até o ano de 2032. “O planejamento é a nossa bússola. Os projetos já estão definidos e o novo mapa estratégico está em fase de finalização. Já os mapas serão distribuídos para todas as Zonas Eleitorais e na sede do Tribunal”, pontuou.
Outro ponto relevante no planejamento estratégico é a construção do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS). O laboratório será um espaço dedicado à análise de dados estatísticos e elaboração de estratégias que visem o futuro da instituição e o melhor atendimento ao eleitor, jurisdicionado e aos servidores.
O tema central abordado na reunião com a Secretaria Judiciária e da Informação (SJI) foi o projeto Arquivo Central Único, que se encontra em fase de implementação. Quase 80 toneladas de documentos serão retiradas das Zonas Eleitorais e transportadas para o arquivo do Tribunal.
A iniciativa tem como objetivo otimizar os espaços físicos dos Cartórios eleitorais em todo o Estado, ao mesmo tempo em que transfere para a Seção de Documentação (Sedoc), vinculada à Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), a responsabilidade pela gestão e pelo controle desse material, de maneira mais especializada e eficiente. O cronograma de recolhimento dos arquivos inicia em 20 de outubro e encerra no dia 20 de março.
Para o secretário Judiciário e de Informação (SJI), Marinaldo Gonçalves de Melo Júnior, o acompanhamento dos trabalhos pelo presidente do TRE-PB com todas as Secretarias demonstra não apenas proximidade, mas também compromisso efetivo com a gestão. “No âmbito da SJI, essa iniciativa tem especial relevância. O que foi planejado vem sendo cumprido, ao mesmo tempo em que novos projetos estão sendo desenvolvidos, ampliando nossa capacidade de entrega e modernizando a atuação da área-fim deste Regional”, declarou.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação(STIC), José Vinícius Veloso, três projetos estabelecidos foram cumpridos: Minuta IA, Janus para prestação de contas anuais no 1º grau e reformulação do BI. A próxima meta é o projeto Orçamento 360º. Para o secretário da STIC, o controle das metas estabelecidas no planejamento é fundamental para avaliar o progresso realizado e reajuste de metas, considerando o tempo e recursos existentes. “É uma oportunidade também de aproximar a alta administração das unidades que de fato executam a estratégia, possibilitando o alinhamento de visões e, assim, melhorando a comunicação”, avaliou Vinícius Veloso.
Segundo o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro, foram avaliadas as ações em andamento de todas as Secretarias e definidas estratégias para garantir que todas as atividades sejam concluídas até dia 20 de dezembro. “Esse é o tipo de trabalho que exige não apenas iniciativa, mas também vigilância e monitoramento constante. Esse é o verdadeiro desafio de qualquer gestão: garantir que aquilo que foi planejado seja, de fato, executado”, frisou.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem pessoas sentadas em uma sala de reunião
Foto interna. #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem pessoas sentadas em uma sala de reunião.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify