Sede do TRE-PB recebe 5ª Reunião de Alinhamento da Estratégia
Encontro nesta segunda (23) inaugura rito quadrimestral focado em resultados-chave e na visão de longo prazo para 2032

A capital paraibana recebe, nesta segunda-feira (23), a 5ª Reunião de Alinhamento da Estratégia (RAE), na sede da Justiça Eleitoral, em João Pessoa. Diferente das edições anteriores, que focavam no acompanhamento individualizado de projetos, este encontro marca a transição para um modelo de análise de alto nível, voltado ao monitoramento dos objetivos estratégicos e resultados-chave que compõem o Plano Estratégico da instituição.
O evento estabelece um novo rito de avaliação periódica. Enquanto as reuniões passadas serviram para organizar e impulsionar a execução dos 20 projetos prioritários, a 5ª RAE busca avaliar de que forma essas entregas estão impactando efetivamente os objetivos macroinstitucionais estabelecidos pelo Tribunal para o ciclo estratégico.
Gestão de Alto Nível e Resultados
A 5ª RAE conta com a análise técnica de Aline Vênere, especialista em gestão estratégica da empresa 3GEN. Segundo ela, o encontro introduz uma nova dinâmica de acompanhamento institucional. “A proposta é apresentar um balanço da execução dos objetivos estratégicos a partir dos resultados-chave. Até aqui, implantamos a gestão mensal dos projetos e, a partir desta reunião, vamos estabelecer um rito quadrimestral para acompanhar a execução em relação aos desafios de longo prazo necessários para alcançar a visão de futuro”, explicou a consultora.
Aline destacou ainda a importância da conexão entre as frentes de trabalho. “Será apresentado o Relatório de Gestão, no qual será possível verificar como os elementos da estratégia se conectam e se alinham para o cumprimento dos objetivos. A ideia é oferecer uma visão geral da dinâmica da gestão estratégica em alto nível e compartilhar um balanço dos resultados do último quadrimestre de 2025”, pontuou.
Visão de Futuro e Monitoramento
As discussões deste ciclo estão inseridas no Mapa Estratégico de Gestão, com horizonte até 2032. Sob a coordenação da Seção de Suporte à Gestão (SESG), unidade vinculada à Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização (SEGEM), os dados apresentados permitem que a alta administração verifique se o rumo projetado para a excelência dos serviços jurisdicionais está sendo mantido de forma consistente e impessoal.
Para o juiz auxiliar da Presidência, Jeremias de Cássio Carneiro de Melo, a reunião representa um salto qualitativo na gestão. “Esta é uma RAE diferenciada, pois foca nos resultados para além da evolução individual de cada um dos projetos. É um fechamento de ciclo da gestão do desembargador Oswaldo, mas já projetando os próximos desafios do planejamento estratégico geral, com um novo balanço de resultados previsto para daqui a quatro meses”, destacou o magistrado. A estrutura de governança continua contando com o suporte dos 40 responsáveis — 20 homens e 20 mulheres — que conduzem as iniciativas sob o critério de paridade de gênero.
Cultura Estratégica
A atual gestão, liderada pelo presidente do Tribunal, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, tem priorizado a sistematização desses encontros para consolidar a governança participativa. A 5ª RAE reforça o compromisso do TRE-PB com uma gestão moderna, onde o foco principal deixa de ser apenas a execução de tarefas e passa a ser o atingimento dos objetivos que transformam a realidade da Justiça Eleitoral no estado.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na imagem aparece centralizado e à esquerda, o logo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba; ao lado aparece a expressão “5ª Reunião de Alinhamento da Estratégia (RAE), João Pessoa/PB, 23/02/2026.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


