Economia e sustentabilidade: inaugurada Usina Fotovoltaica de Solo do TRE-PB
A inauguração aconteceu no anexo do TRE-PB, no Distrito Industrial de João Pessoa, onde foram acionados os inversores de transformação de energia solar em elétrica

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) entregou, no final da tarde desta quinta-feira (5), a usina fotovoltaica de solo, localizada no anexo da instituição, no Distrito Industrial da Capital. A solenidade foi marcada pelo acionamento dos inversores, que passaram a executar a transformação da energia solar em energia elétrica.
Os inversores foram acionados logo depois de uma solenidade simples de inauguração, da qual estiveram presentes servidores do TRE-PB envolvidos no projeto, trabalhadores da obra, além de representantes da empresa Global Sun, que executou o serviço, e da Energisa, representada pelo assessor institucional Aracoeli Ramalho Trigueiro.

O primeiro inversor foi ligado pelo servidor gestor do projeto Usina Fotovoltaica, Diógenes Paiva. Emocionado, ele relatou as dificuldades desde a licitação da empresa, agradeceu a todos os servidores e parceiros do Ministério Público e da Energisa envolvidos e elogiou o trabalho da Global Sun, que fez a entrega antes do tempo previsto. “Sou um entusiasta da sustentabilidade. Obrigado ao presidente Oswaldo Trigueiro, que soube ouvir, apoiar e compreender, mesmo quando as notícias não eram tão boas”.
O segundo inversor foi acionado por Bruno Herbert Batista Lima, da empresa Global Sun. “Hoje é um dia muito feliz para nós. Foi um bom desafio, uma luta justa. Tivemos que cronometrar todos os passos, mas contamos com grandes parceiros. Quero agradecer a toda a equipe técnica pela lucidez na orientação. Tudo isso culminou na redução do tempo”, declarou.

Por último, o presidente do TRE-PB abriu mão de acionar o último inversor e pediu que a diretora-geral Alexandra Cordeiro o fizesse. “Foi ela quem me apresentou essa ideia e que sonhava com esse projeto, que iria tirar o TRE-PB de um patamar inexistente no ranking da sustentabilidade”, justificou.
Para Alexandra, sonhar com energia limpa no Tribunal parecia algo muito distante. “É difícil a gente dizer em palavras aquilo que pulsa tanto dentro de nós como algo distante da realidade. E hoje conseguimos efetivamente inaugurar uma usina muito bem pensada, muito bem executada, que está funcionando e vai devolver ao Tribunal boa parte de uma despesa que antes precisávamos ter com energia elétrica. Sem falar no ganho da parte sustentável, de produzir energia com qualidade, que a natureza por si só fornece, a partir da incidência dos raios solares”, declarou ela, agradecendo, na pessoa de Diógenes, a todos os servidores que trabalharam no projeto.
Economia e sustentabilidade
Orçada em mais de 1 milhão de reais, a usina fotovoltaica de solo vai gerar o suficiente para zerar a conta de energia elétrica de todos os prédios da Justiça Eleitoral no Estado, com exceção da sede do TRE-PB.
De acordo com o engenheiro Felipe Dornelas, da empresa Global Sun, a usina é composta por sete conjuntos de mesas, contendo 84 módulos cada, com potência de 565 watts, totalizando uma potência de 444,26 quilowatt-pico. “Com os três inversores acionados, a usina soma 300 quilowatts de potência total. É a potência nominal mesmo dela”.
O TRE-PB também vai inaugurar, na próxima semana, a segunda usina fotovoltaica, localizada na cobertura do edifício-sede. Quando for acionada, ela vai gerar parte da energia que é consumida na sede. Juntas, as duas usinas fotovoltaicas vão gerar uma economia anual de R$ 1 milhão à instituição. “São recursos que vão poder ser utilizados em outros projetos, em benefício de quem trabalha na Justiça Eleitoral e dos próprios eleitores”, concluiu o desembargador Oswaldo Trigueiro.

/michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma imagem aérea dos painéis instalados da usina fotovoltaica solo.
#PraTodosVerem: Na fotografia interna um aparece um grupo de pessoas posando em frente aos painéis solares da usina fotovoltaica solo do TRE-PB.
#PraTodosVerem: Na fotografia interna dois, aparece uma montagem com duas fotos das placas solares instaladas na usina.
#PraTodosVerem: Na fotografia interna três aparece a fachada do anexo do TRE-PB
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


