Presidente e Vice-presidente do TRE-PB participam do I Encontro Virtual do COPTREL

A reunião dos presidentes aconteceu de maneira privada, logo após a transmissão ao vivo da conferência do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

#PraCegoVer: Primeiro Encontro Virtual, por videoconferência, do Colégio de Presidentes dos Trib...

Os desembargadores José Ricardo Porto e Joás de Brito Pereira Filho, presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), respectivamente, participaram, nesta segunda-feira (29), do I Encontro Virtual, por videoconferência, do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL), ocasião na qual os gestores discutiram os rumos do processo eleitoral relativos às Eleições Municipais de 2020. 

O evento foi iniciado às 8h30 e concluído às 18h00, com reuniões setoriais restritas aos participantes, com acesso ao público apenas da conferência de abertura por meio do canal oficial do TRE-BA, no Youtube.

Pela manhã, aconteceram simultaneamente as reuniões de diretores-gerais e de assessores de comunicação, em salas próprias,tendo os diretores-gerais trataram de temas afetos a informes gerais relacionados ao pleito de 2020; carteira digital para pagamento de alimentação aos mesários; e modernizações aplicáveis às Eleições de 2020. E os assessores de comunicação discutiram: estratégias ante as Eleições em ano de pandemia; campanhas de comunicação; e Comunicação integrada.

A solenidade de abertura do COPTREL aconteceu às 14h00, com a condecoração do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Brito”, e em seguida proferiu a conferência “Democracia, sistema político e eleições municipais”, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TRE-BA, no Youtube.

A reunião dos presidentes aconteceu de maneira privada, começando às 15h30, com a palavra do desembargador Jatahy Júnior, presidente do TRE-BA e do COPTREL e contou com a participação dos assessores, diretores-gerais e assessores de comunicação.

O desembargador José Ricardo Porto usou da palavra para cumprimentar o desembargador Jatahy Júnior, presidente do COPTREL, dizendo da satisfação e da alegria por está participando de um momento histórico com a realização do primeiro COPTREL, por videoconferência. Felicitou-o pela realização da solenidade em que foi outorgada medalha ao ministro Luís Barroso, presidente do TSE, asseverando: “É muito oportuna, em razão da capacidade, inteligência e educação do ministro Barroso, um ato que demonstrou serenidade, equilíbrio e sensatez”. Ao concluir sua fala, o presidente do TRE da Paraíba se colocou à disposição do COPTREL, aprovando  o estatuto do COPTREL, em toda a plenitude, bem como as proposituras encaminhadas pelos presidentes do TRE-PE, TRE-RJ e TRE-RS e a Carta de Salvador, aprovada à unanimidade.

Na ocasião, o Des. Joás de Brito Pereira Filho, usando da palavra, agradeceu o convite e enfatizou a harmônica parceria com o Des. José Ricardo Porto quanto às diretrizes da administração do TRE-PB.

Confira a abertura do COPTREL acessando www.youtube.com/tvtreba

Confira a programação:

Reunião dos Presidentes - Sala única
14h - Outorga ao Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do TSE, da Medalha do Coptrel Ministro Carlos Ayres de Britto;
14h15 - Conferência de Abertura do I Encontro Virtual do Coptrel - Conferência: “Democracia, sistema político e eleições municipais” - Ministro Luís Roberto Barroso;
15h30 – Palavra do Presidente - Presidente do COPTREL Des. Jatahy Júnior - TRE-BA. Proposta de modernização e atualização do Estatuto do Coptrel;
15h45 – Votação da proposta do novo Estatuto;
16h – Propostas de aperfeiçoamento para as Eleições Municipais de 2020 - Des. André Luiz Planella Villarinho (TRE-RS);
16h20 – Tratamento de inconsistências identificadas na Base Nacional de Dados Processuais do Poder Judiciário (Datajud), instituída pelo CNJ em ano eleitoral - Des. Frederico Neves – (TRE-PE);
16h40 – Breves reflexões sobre as Resoluções nos 308 e 309 do CNJ - Des. Cláudio Brandão de Oliveira (TRE-RJ);
17h – Encaminhamentos das reuniões de Diretores-Gerais e Assessores de Comunicação;
17h20 - Debates e aprovação da Carta de Salvador - I Encontro Virtual do Coptrel;
18h30 – Encerramento.

 

icone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido