Justiça Eleitoral realizará auditoria de funcionamento das urnas também no 2º turno

O sorteio das urnas eletrônicas de votação que serão auditadas ocorrerá na véspera do dia de votação para o 2º turno, sábado (28)

DESCRIÇÃO FOTOGRÁFICA
#PraCegoVer: Na fotografia aparece o logo das Eleições 2020.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), tal como houve no 1º turno das Eleições 2020 realizará auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas também no 2º turno. O processo de “Auditoria da Votação Eletrônica”, antes chamada “Votação Paralela”, tem por objetivo mostrar a lisura do processo eleitoral,  e acontecerá na sede do Regional no dia 29 de novembro de 2020.

Ressalta-se que, diante do número de seções eleitorais do município de João Pessoa serão sorteadas seis urnas, conforme determina o artigo 57, inciso I, da Resolução TSE nº 23.603/2019.

"Art. 57. Para a realização da auditoria de funcionamento das urnas, deverão ser sorteados no segundo turno, em cada unidade da Federação onde houver votação, os seguintes quantitativos de seções eleitorais, consideradas somente as dos municípios onde haverá votação:

I - 6 (seis) nas unidades da Federação com até 5.000 (cinco mil) seções funcionando no segundo turno de votação, sendo as 3 (três) primeiras urnas sorteadas submetidas à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso e as demais, à auditoria mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas;
[…]


O Presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, o juiz José Ferreira Ramos Júnior, realizará, no sábado (28), a partir das 09h00, na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a cerimônia de sorteio de 06 (seis) Seções Eleitorais cujas urnas eletrônicas serão submetidas a procedimentos de auditoria do Tribunal Superior Eleitoral. O edifício-sede do Regional paraibano fica situado na Avenida Princesa Isabel, 201 – Tambiá – João Pessoa-PB.

Das seis urnas sorteadas, as três primeiras serão para auditoria de funcionamento em condições normais de uso para o ambiente monitorado. Em um ambiente com câmeras de vídeo e microfones, as urnas serão operadas por servidores que irão digitar nelas os votos coletados previamente em urnas de lona. Nas três urnas de lona estarão votos depositados por servidores públicos de diversos órgãos. Uma por uma, as urnas de lona serão abertas. O servidor mostrará a cédula para a câmera e digitará aquele voto na respectiva urna eletrônica. Ao final do processo, os votos registrados nas urnas eletrônicas deverão coincidir com os resultados das urnas de lona. A auditoria vai acontecer no domingo de eleição (29/11) nas dependências do hall do térreo, na sede do TRE-PB.

Ao final do dia, os boletins das urnas auditadas deverão coincidir com os relatórios emitidos pelo sistema de apoio dos computadores a elas vinculados.

Todos os procedimentos serão filmados por uma empresa contratada pelo TRE-PB, e passarão por auditoria externa de outra empresa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois de finalizada a apuração, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo auditor com o resultado registrado no Boletim de Urna.

Já as outras três urnas serão submetidas à chamada Verificação de Autenticidade e Integridade dos Sistemas Instalados na Urna Eletrônica. Em outras palavras, significa dizer que o juiz eleitoral da seção sorteada abre a urna, retira a mídia e insere uma mídia de verificação. Essas três urnas não saem de seu local de votação. O procedimento é feito na própria seção. Imediatamente após a realização do sorteio, o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz membro José Ferreira Ramos Júnior, comunicará o resultado ao juiz eleitoral da zona correspondente a cada seção sorteada.

/rafaelkoehler/

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido