Vice-Presidente e Corregedor do TRE-PB concede entrevista sobre as Eleições 2020

Desembargador Joás de Brito Pereira Filho concedeu entrevista ao Programa Correio Debate da Rádio 98FM, integrante da Rede Correio Sat

TRE-PB ENTREVISTA JOÁS FM CORREIO

Na tarde desta segunda-feira (28), o Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) concedeu entrevista ao Programa Correio Debate da Rádio 98FM, no estúdio da Rede Correio Sat em João Pessoa.

Os apresentadores Victor Paiva e Lázaro Farias iniciaram a entrevista abordando o assunto sobre os protocolos de segurança sanitária para as campanhas eleitorais, tendo em vista à pandemia da Covid-19.

Outro assunto abordado foi o lançamento, no último domingo (27), da nova versão do aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais. O objetivo principal é o de facilitar o trabalho de apuração por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), que podem contar com os cidadãos para atuar como fiscais da eleição, no combate à corrupção eleitoral.

O Vice-Presidente e Corregedor do TRE-PB, quando indagado sobre os protocolos de segurança que serão adotados no dia da eleição, explicou que o uso de máscaras na Sessão Eleitoral é obrigatório e que o eleitor deve comparecer ao local de votação, portando seu documento de identificação original com foto e levando a sua própria caneta. O cidadão deve ser consciente desta necessidade, porém caso seja necessário, a Justiça Eleitoral providenciará uma máscara e uma caneta para o eleitor. Além disso, deve ser respeitado o distanciamento social enquanto se aguarda em uma eventual fila e também o uso do álcool gel, na entrada e na saída, como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus. O desembargador também ressaltou que o adiamento das eleições, por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi o primeiro passo dado, pensando na segurança do eleitor, bem como a retirada da obrigatoriedade da biometria. “Iremos trabalhar para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo de votação, e isto se deve a uma contribuição muito importante do TSE” disse o entrevistado.

Com relação à divulgação dos resultados no dia da eleição, o desembargador acredita que a Paraíba vai continuar sendo um dos primeiros estados da federação a divulgar os números. “A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TRE-PB, na pessoa do seu Secretário José Cassimiro Júnior, busca a cada pleito aumentar o nível de agilidade e segurança na divulgação dos resultados das eleições. Para isso, já foi feito um planejamento e houve várias reuniões no Regional, e acredito que este ano, embora com toda a dificuldade de pandemia, nós vamos ter um resultado muito rápido” concluiu ele.

Com relação ao combate às fake news o desembargador ressaltou que o TSE vem fazendo uma campanha de conscientização para evitar que o cidadão propague notícias e dados falsos sobre os candidatos e os partidos. “Nós não devemos publicar notícias que não sabemos a procedência, pois isso só faz atrapalhar a democracia. É necessário que nós tenhamos consciência de não divulgar fatos inverídicos. É importante confrontar as informações com os grandes veículos de comunicação que têm uma grande responsabilidade com suas publicações. Na dúvida, não compartilhe” frisou o desembargador Joás de Brito.

O desembargador Joás de Brito concluiu a entrevista agradecendo a oportunidade e se colocando à disposição sempre que for necessário. Ressaltou também que o Desembargador José Ricardo Porto, Presidente do TRE-PB está se mostrando uma figura importantíssima neste pleito eleitoral e que tem conduzido com muita maestria o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

icone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido