A história e o historiador Josué Sylvestre

O historiador, escritor e jornalista Josué Sylvestre falece, nesta terça-feira (22), em razão da diabetes

#PraCegoVer: Fotografia da visita do historiador Josué Silvestre ao TRE-PB, em 2011; da esquerda...

O TRE-PB registra e lamenta o passamento do historiador, escritor e jornalista Josué Sylvestre, ocorrido hoje em Curitiba/PR, aos 83 anos de idade, em decorrência de diabetes.
  
Por mais de 50 anos, Josué Sylvestre trabalhou historiando pleitos e campanhas eleitorais na Paraíba, principalmente na cidade de Campina Grande. Era um entusiasta da tecnologia e da urna eletrônica brasileira. Gostava de dizer que acompanhara a evolução das eleições no País, desde o tempo das apurações com lápis grafite e boderôs à mão, lembrando “a trabalheira que aquilo dava”, comparando com a velocidade dos pleitos apurados eletronicamente.
 
Publicou, dentre outros, os livros: Nacionalismo e Coronelismo; Da Revolução de 30 à queda do Estado Novo, Fatos e personagens da história de Campina Grande e da Paraíba e Meio século de vida pública sem mandato ou com?.

Nascido em Carpina/PE, Josué Sylvestre foi membro da Associação Nacional de Escritores; da Academia Evangélica de Letras do Brasil, Rio de Janeiro/RJ; da Academia de Letras de Campina Grande/PB, do Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande/PB; redator correspondente do Jornal Correio da Paraíba; colunista político e secretário do Diário da Borborema; e assessor do Senado Federal à época da Constituinte.

Josué Sylvestre era um pesquisador assíduo dos registros do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Numa de suas últimas visitas (foto acima) ele foi recepcionado pela diretora-geral, em exercício, da Secretaria do Tribunal, Alexandra Maria Soares Cordeiro, e pelos servidores Genedilson Ferreira Monteiro, Renato César Carneiro e Gylmara de Araújo Pereira, numa tarde de quarta-feira, aos seis dias do mês de julho de 2011.

 

/com informações da DG/

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido