Comissão Permanente de Avaliação de Documentos apresenta relatório

O juiz membro Márcio Maranhão Brasilino da Silva coordenou a 3ª Reunião da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos

#ParaTodosVerem: Fotografia em mosaico com integrantes da Comissão Permanente de Avaliação de Do...

O juiz membro Márcio Maranhão Brasilino da Silva coordenou a 3ª Reunião da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), nesta sexta-feira (26), para apresentação do relatório de gestão do ano de 2021.

A CPAD, responsável pela definição de políticas e diretrizes para a implementação do Programa de Gestão Documental do TRE-PB, tem ação destacada com a aprovação e implantação do Plano Geral de Classificação e Destinação de Dados, Informações e Documentos do Regional, que apresenta os instrumentos de gestão arquivística: Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade, Lista de Documentos Vitais e Índice Remissivo.

O trabalho de coordenação técnica da arquivista Gabriela Almeida Garcia, considerado uma referência no âmbito da Justiça Eleitoral, com a CPAD, “apresentou resultados consistentes que certamente colaboraram para a solidificação da Gestão Documental no TRE-PB, mantendo-se na posição de referência para os demais Tribunais, no âmbito da Gestão de Documentos”, comentou o juiz Márcio Maranhão.

A CPAD também atuou na realização de Cursos de Capacitação em Gestão, Segurança e Preservação de Documentos Digitais, Sigad (Sistema de Gestão Arquivística de Documentos) e RDC-Arq (Repositório Digital Confiável Arquivístico), na modalidade EAD, com fins de teoria e prática de preservação sistêmica de documentos digitais.

O Curso, realizado de 12 a 29 de novembro, contou com mais de 200 participantes, entre magistrados(as) e servidores(as) do TRE-PB e de outros órgãos públicos.

Outra importante ação de capacitação foi o Curso de Digitalização e Gestão de Documentos Digitais, em que todas Zonas Eleitorais participaram, somando mais de 120 servidores(as).

Também foram realizadas ações de divulgação, como a Participação na 5ª Semana Nacional de Arquivos, com a Live “Auditoria sobre Gestão Documental no Poder Judiciário”, em junho, e a live “Classificação do Arquivo Eleitoral do TRE-PB”, no dia 20 de outubro.

“Outros projetos de Gestão Documental estão em andamento e as ações serão acompanhadas pela Comissão, de forma a atender o que determina a Resolução CNJ nº 324/2020 e demais normativos federais e do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq)”, afirmou Gabriela Garcia.


/fonte: SEDOC/

 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido