TRE-PB tem Boa Prática aprovada pelo CNJ

Boa Prática de Gestão Documental do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba é aprovada e publicada no Portal do CNJ

TRE-PB CNJ BOAS PRÁTICAS
TRE-PB tem Boa Prática aprovada pelo CNJ

Consta do Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o registro da boa prática “Plano Geral de Classificação e Destinação de Dados, Informações e Documentos (E-book); Eixo Temático: Gestão Documental”, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), cadastrada após ser aprovada pelo CNJ (link: Plano Geral de Classificação e Destinação de Dados, Informações e Documentos do TRE-PB.

O E-book trata do Plano Geral de Classificação e Destinação de Dados, Informações e Documentos, elaborado pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), sob coordenação  da arquivista Gabriela Almeida Garcia e coautoria das servidoras Alexandra Maria Soares Cordeiro, Andréa Ribeiro de Gouvêa, Diana Souto Maior Porto, Suênia Bernardo Carneiro, Ana Gilka Barbosa de Medeiros Oliveira e Graziela Carvalho de Nogueira Alves.

A CPAD, presidida pelo juiz membro Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca, é a responsável pela definição de políticas e diretrizes para a implementação do Programa de Gestão Documental do TRE-PB. Para o magistrado, “Esse reconhecimento inédito no âmbito do Poder Judiciário Nacional revela o compromisso da Instituição com a preservação e a difusão de seus acervos documentais, que comprovam e dão legitimidade à atuação da Justiça Eleitoral da Paraíba”, ressaltou.

Segundo consta do próprio Portal do CNJ: “A publicação em formato de E-book do Plano Geral de Classificação e Destinação de Dados, Informações e Documentos do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vem aprimorar os procedimentos técnicos referentes à documentação produzida na Instituição, com as devidas adaptações aos novos formatos e sistemas informatizados de registros documentais. Na obra estão reunidos os seguintes instrumentos: Lista de Documentos Vitais, Plano de Classificação de Documentos, Tabela de Temporalidade de Documentos e Índice Remissivo. Aspectos Método de codificação Duplex compatível com o Sistema SEI; Os itens documentais estão classificados no quarto e último nível do esquema classificatório; A amostragem de documentos a serem descartados deve ser observada conforme o Programa de Gestão Documental vigente; Foram usadas as Tabelas Unificadas do CNJ; O Corte Cronológico define que documentos anteriores a 1986 devem ser preservados. A linguagem de gênero foi utilizada”.

Confira o registro na íntegra, acessando no link: https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/485 

 

/com informações da CEDOC/

 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido