Ações e Projetos Desenvolvidos pela Seção de Atenção à Saúde em 2020

Projeto Ciclo de Educação em Saúde

Ação Grupo Conexão Você
Objetivo Capacitar os servidores a gerenciar um estilo de vida mais saudável, a compreender os processos de saúde-doença na esfera da saúde mental, bem como a aprender a lidar melhor com as emoções e a relaxar, evitando estresse e a ansiedade.
Descrição Foram realizados encontros periódicos, com a seguinte programação: Tema 1: Cuidando da Saúde Mental e Nutrição da Mente; Tema 2: Dialogando sobre Perdas e Lutos e Efeitos do Exercício Físico nos hormônios. Realizado em parceria com a Unimed/JP
Público alvo Servidores e dependentes, magistrados e estagiários
Período 11/08/2020 a 18/08/2020
Local Telepresencial/ Plataforma Webex
Resultados Total de 16 participantes
Ação Oficina Covid-19 e Excesso de peso: Alimentação Saudável durante a Pandemia
Objetivo Fomentar um estilo de vida saudável e orientar os servidores a se alimentar da forma certa e saudável no período de pandemia pela Covid-19
Descrição A oficina foi realizada por nutricionista, em parceria com a Unimed/JP, com o intuito de evitar o sobrepeso, que é fator de risco para diversas doenças, inclusive as cardiovasculares e o diabetes
Público alvo Servidores e dependentes, magistrados e estagiários
Data 27/08/2020
Local Telepresencial/ Plataforma Webex
Resultados Total de 05 participantes

Projeto Cuide-se (Enfermagem)

Ação Vacinação contra a gripe
Objetivo Divulgar e introduzir a adoção de práticas saudáveis em saúde bucal por servidores, colaboradores e suas famílias, com foco na saúde bucal infantil.
Descrição Aplicação da vacina contra a gripe (vírus H1N1, H3N2 e Influenza) para os servidores, magistrados, prestadores de serviço e estagiários. A vacinação foi realizada através de drive thru.
Público alvo Servidores e dependentes, magistrados, estagiários e terceirizados
Período 20/07/2020 e 21/07/2020
Local Subsolo do Edifício-sede do TRE-PB
Resultados Total de 171 vacinações/ pessoas vacinadas

Projeto Mexa-se (Fisioterapia)

Ação Ergonomia no Home Office de forma simples e descomplicada (LIVE)
Objetivo Apresentar dicas de ergonomia a serem adotadas no Home Office, como forma de promover uma melhor adequação do posto de trabalho frente à nova situação e minimizar os riscos de desenvolvimentos de dores e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. 
Descrição

Foram abordados aspectos relacionados à ergonomia física, dimensões de mesa, cadeira, informações sobre postura correta, fadiga visual, exercícios de alongamento e dicas de adaptação no trabalho home office. Ocorreu em parceria com a Fisioterapeuta do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.

Público alvo Servidores e dependentes, magistrados, estagiários, terceirizados e público em geral
Data 30/06/2020
Local Canal Oficial do Instagram e Youtube do TRE-PB
Resultados Total de 70 participantes ao vivo e 398 visualizações no Instagram
Ação Dicas de Saúde e Qualidade de Vida no Home Office (LIVE)
Objetivo Divulgar dicas de saúde a serem adotadas no Home Office, como forma de promover hábitos saudáveis que facilitem uma melhor qualidade de vida e adequação à nova situação de trabalho.
Descrição

Foram abordados aspectos relacionados à ergonomia cognitiva e organizacional, dicas em relação à dificuldade de se desconectar ao trabalho, de manter uma boa noite de sono, dificuldade em conciliar as atividades domésticas e profissionais, exercícios respiratórios para diminuição da ansiedade e estresse e dicas de qualidade de vida no home office. Ocorreu em parceria com a Fisioterapeuta do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região.

Público alvo Servidores e dependentes, magistrados, estagiários, terceirizados e público em geral
Data 09/07/2020
Local Canal Oficial do Instagram e Youtube do TRE-PB
Resultados Total de 60 participantes ao vivo e 341 visualizações no Instagram
Ação Expectativa de Retorno ao Trabalho Presencial: Qual é a sua? (LIVE)
Objetivo Apresentar estratégias de enfrentamento e educação em saúde, com intuito de mitigar estados de ansiedade ou estresse relacionados à expectativa de retorno ao trabalho presencial, especialmente à inserção de uma rotina no "novo normal"
Descrição

Foram apresentar dicas para o enfrentamento das situações de saúde emocional mais frequentes decorrentes da nova realidade, em que muitas pessoas vêm experimentando estados de estresse, ansiedade e outras situações diante da expectativa do retorno às atividades presenciais

Público alvo Servidores e dependentes, magistrados, estagiários, terceirizados e público em geral
Data 09/09/2020
Local Canal Oficial do Instagram e Youtube do TRE-PB
Resultados Total de 52 pessoas ao vivo e 390 visualizações no Instagram
Ação Oficina de Mindfulness 
Objetivo Apresentar um método de treinamento mental que envolve o processo de autoconhecimento, a atenção ao momento presente e a regulação de emoções desafiadoras.
Descrição

 Foram promovidas práticas de meditação formais (atenção à respiração, ao corpo), recomendadas técnicas informais para uso nas atividades cotidianas, bem como será disponibilizado espaço para discussão e reflexão acerca de temas. A oficina foi dividida em duas turmas, cada qual com 4 encontros semanais e abordou os seguintes temas: Acordando do piloto automático; Consciência do Corpo; Sons e Pensamentos; Compaixão e Bondade Amorosa.

Público alvo Servidores, magistrados, estagiários e terceirizados
Período 01/07/2020 a 22/07/2020
Local Telepresencial/ Aplicativo Zoom.
Resultados Total de 22 participantes

Ação Sessões de Ginástica Laboral
Objetivo Promover saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais, além de melhorar a integração entre os servidores e produtividade.
Descrição

Realização de exercícios físicos de alongamento, fortalecimento muscular, relaxamento e respiração. com objetivo de melhorar saúde e produtividade no trabalho. Os benefícios da prática do alongamento no trabalho incluem diminuição do estresse, melhora da postura e da sensação de bem-estar, aumento de flexibilidade, relaxamento dos músculos, diminuição da ansiedade e das lesões osteomusculares.

Público alvo Servidores, magistrados, estagiários e terceirizados
Período Primeiro trimestre de 2020 (suspenso em virtude da pandemia)
Local Diferentes andares do TRE-PB
Resultados

Total de 05 participantes

Ação Visitas Técnicas em Ergonomia 
Objetivo Avaliar a situação ergonômica do servidor, recomendando a adequação do mobiliário e orientações posturais.
Descrição

Foram realizadas vistorias individuais nos postos de trabalho dos servidores, sendo verificado a questão da ergonomia física, para as adaptações e substituições necessárias.

Público alvo Servidores, magistrados e estagiários
Período 01/01/2020 a 31/12/2020
Local Edifício-sede do TRE-PB
Resultados Total de 03 participantes

Projeto Valorização da Vida (Psicologia)

Ação Veredas da Saúde Mental: (Re)visitando a existência em tempos de Pandemia
Objetivo Oferecer educação em saúde mental com vistas à prevenção das doenças mentais dos servidores, requisitados e terceirizados, com vistas à prevenção da saúde mental no âmbito do TRE-PB
Descrição A perspectiva do evento foi de mesa redonda, com abordagem dos seguintes temas: Saúde mental, trabalho e afastamento social ; Mídias sociais: os (des) caminhos da saúde mental ; O Plantão Psicológico: atuação em tempos de pandemia. A ação correu em parceria com a UFPB
Público alvo Servidores e dependentes, magistrados, estagiários, terceirizados e público em geral
Data 30/09/2019
Local Online, através do canal oficial do TRE-PB - aplicativo Youtube
Resultados Total de 11 participantes ao vivo
Ação De Mãos Dadas
Objetivo Oferecer acolhimento e apoio emocional aos servidores em situação de vulnerabilidade social, detectados a partir de busca ativa realizada com os gestores das unidades.
Descrição

A partir da informações coletadas junto aos gestores, foram realizados os contatos com o corpo funcional através da criação de uma lista de transmissão. A ação ocorreu em parceria com o CVV Comunidade

Público alvo Servidores, magistrados, terceirizados e estagiários
Período 01/01/2020 a 31/12/2020
Local Online
Resultados Total de 55 participantes
Ação Orientação e Aconselhamento Psicológico
Objetivo Oferecer orientação e aconselhamento psicológico ao corpo funcional do TRE-PB que sentir necessidade de apoio durante o período de isolamento social decorrente da pandemia pelo Covid-19. 
Descrição

Atendimentos realizados por psicólogo, agendados de acordo com os horários disponibilizados, sendo garantido o sigilo de todas as informações relatadas durante o atendimento.

Público alvo Servidores, magistrados, terceirizados e estagiários
Período 01/01/2020 a 31/12/2020
Local Online
Resultados Total de 01 atendimento
Ação Plantões de Escuta
Objetivo Oferecer apoio emocional a todo o corpo funcional do TRE-PB que sentir necessidade de ajuda.
Descrição Foram realizados atendimentos através de plantões de escuta com voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV). A ação é fruto de parceria entre o TRE-PB e o CVV Comunidade.
Público alvo Servidores e dependentes, magistrados, estagiários e terceirizados.
Período 01/01/2020 a 31/12/2020
Local Online
Resultados Foram realizados 22 atendimentos

Projeto Viva Saudável (Medicina)

Ação Bate Papo Online sobre Isolamento Social: Como está Você?
Objetivo Promover um espaço de troca e discussão entre os servidores do TRE-PB, viabilizando a escuta e o compartilhamento de informações e vivências nesse período de isolamento social.
Descrição Foi criado um espaço virtual de escuta, para compartilhamento de vivências relacionadas ao isolamento social. Ao final, foi disponibilizado material com estratégias de cuidado da saúde psíquica.
Público alvo Servidores, magistrados, estagiários e terceirizados
Data 17/07/2020
Local Telepresencial/ Aplicativo Zoom
Resultados Total de 15 participantes

Outras Ações de Saúde

Ação Exames Médicos Periódicos
Objetivo Preservar a saúde, a qualidade de vida e o bem estar do servidor, mediante um avaliação médica na qual se busca identificar possíveis alterações relacionadas ou não com a atividade laborativa
Descrição São compostos pela avaliação clínica e por meio da realização de exames laboratoriais e de imagem. 
Público alvo Servidores (ativos, requisitados, removidos, comissionados sem vínculo com adm. pública) acima de 45 anos de idade
Período 1º trimestre de 2020 (suspenso em virtude da pandemia)
Local Seção de Atenção à Saúde (SAS)
Resultados Foram realizados 15 avaliações clínicas de exames periódicos de servidores
Ação Informativos em Saúde
Objetivo Promover educação em saúde através da publicação de matérias relacionadas a todas as especialidades de saúde da SAS
Descrição Os artigos publicados foram: 
  • Coronavírus: conhecer e se prevenir!
  • Atualização sobre o novo coronavírus
  • Como o coronavírus é transmitido
  • Psicoterapia: quais os benefícios e quando procurar
  • A saúde bucal em tempos de Pandemia COVID-19
  • Arboviroses: Dengue, Zika e Chinkungunya - o que você precisa saber
  • A relação entre a Inteligência Emocional e a Satisfação nas Relações Conjugais
  • Como anda a sua postura? Ergonomia de forma simples e descomplicada
Público alvo Servidores, magistrados e estagiários 
Período 01/01/2020 a 31/12/2020
Local Intranet do TRE-PB
Resultados Total de 08 artigos em saúde publicados.
Ação Credenciamento de Psicólogos
Objetivo Facilitar e ampliar o acesso do corpo funcional do TRE-PB aos serviços de saúde mental, especialmente às terapêuticas psicológicas
Descrição Credenciamento, através de edital de chamamento, de profissionais de psicologia para atendimento de servidores e dependentes do TRE-PB com preços diferenciados
Público alvo Servidores e dependentes, magistrados, estagiários e terceirizados
Período 01/01/2019 a 31/12/2019
Local Intranet do TRE-PB
Resultados Total de 13 psicólogos credenciados