TRE-PB dá posse ao juiz Antônio Carneiro como membro efetivo

TRE-PB dá posse ao juiz Antônio Carneiro como membro efetivo

Tomou posse, nesta segunda-feira (23), em sessão solene do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), presidida pelo desembargador José Aurélio da Cruz, o juiz de direito Antônio Carneiro de Paiva Júnior, como membro efetivo da Corte Eleitoral, na vaga deixada pelo juiz Tércio Chaves de Moura em decorrência do término do seu segundo biênio.

A cerimônia de posse teve início às 16h00, na sala de sessões do TRE-PB, e contou com a presença de várias autoridades.

Após a assinatura do termo de posse, Antônio Carneiro foi saudado, em nome da Corte Eleitoral, pelo juiz Ricardo da Costa Freitas, que ressaltou as qualidades do empossado: “Este tribunal vos acolhe, certo de que Vossa Excelência em muito contribuirá com a missão institucional, não só com conhecimento jurídico acumulado, mas também com sua sensatez, equilíbrio, espírito público e democrático, e ainda com sua honradez, discrição e firmeza de propósitos”.

Em seguida, o representante do Ministério Público Eleitoral, procurador João Bernardo da Silva, usou da palavra enaltecendo o mais novo membro da Corte Eleitoral: “Ansiamos de juízes como Vossa Excelência, que decidem pensando no povo, na sociedade, pensando nos menos favorecidos e que procuram restaurar para nossa sociedade a ética, a moral e a decência”.

Pela Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Paraíba, a advogada Rayssa Kelly Duarte Paiva, filha do empossado, o saudou lembrando a “Associação Solidariedade”: “O olhar do magistrado deve se dar para além dos autos; as demandas sociais contam com agentes transformadores que ainda que com pequenos gestos ajudem a construir uma sociedade mais justa”.

Em seu pronunciamento, o juiz Antônio Carneiro enfatizou: “Chego a esta Corte com a exata consciência da necessidade de colaborar, contribuir para que as altas tradições do tribunal sejam sempre preservadas buscando o respeito, o cumprimento das decisões deste colegiado”.

Ainda na cerimônia, a esposa do empossado, Rosana Bezerra Duarte de Paiva, recebeu das mãos da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, vice-presidente e corregedora, um buquê de rosas como gesto de boas-vindas.

Ao final da cerimônia, os convidados puderam cumprimentar o empossado ao tempo em que foi servido coquetel comemorativo.

Perfil de Antônio Carneiro:

O juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior É natural de João Pessoa, formou-se em Direito em 1992 pela UFPB, ingressou na magistratura do Estado da Paraíba em 13/05/1996. Permaneceu em Coremas, sua primeira comarca até 1999, quando foi promovido para a Comarca de Araruna, lá permanecendo até 2004. Posteriormente assumiu as comarcas de Sapé, Jacaraú, Campina Grande e atualmente encontra-se titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital. No início da carreira, cinco meses após assumir a comarca de Coremas e também a 52ª Zona Eleitoral o magistrado presidiu as eleições municipais naquele município, enfrentando acirrada disputa eleitoral, com a necessidade de recontagem de votos, quando os votos ainda se davam através de cédulas eleitorais. Na 20ª Zona Eleitoral, com sede em Araruna, presidiu as eleições municipais e estaduais, durante os cinco anos que atuou naquela Zona. Posteriormente assumiu a 4ª Zona Eleitoral – Sapé/Marí e em seguida assumiu a 60ª Zona Eleitoral de Jacaraú. Atualmente preside a 53ª Comissão do Concurso Público para Juiz substituto do Tribunal de Justiça da Paraíba e integra a Diretoria do Núcleo de Conciliação do TJPB, além de Coordenar o Programa Proendividados.



ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido