Vice-Presidente e Corregedor do TRE-PB participou do 47º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

O Encontro terminou na última sexta-feira (25), em Florianópolis

#PRACEGOVE: Desembargador José Ricardo Porto no 41º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitora...

O desembargador José Ricardo Porto, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), e a coordenadora da Corregedoria, Vanessa Melo do Egypto, participaram nos dias 24 e 25 de outubro, do 47º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais, que aconteceu em Florianópolis. O evento teve por objetivo debater assuntos pertinentes às Corregedorias Regionais Eleitorais (CREs) de todos os 27 TREs do país.

A solenidade de abertura foi realizada pelo presidente do Colégio de Corregedores, desembargador Waldir Nuevo Campos, após agradecer as diversas instituições e entidades que colaboraram com o evento, em especial o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), lembrou dos desafios a serem enfrentados no próximo pleito eleitoral, que ocorrerá em 5.568 municípios. O vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, destacou em seguida “o orgulho, a alegria, o entusiasmo e o respeito” investido na recepção dos participantes do evento, caracterizando-o como “um momento não só de trabalho”, mas também de troca de culturas, experiências e práticas profissionais.

Após a abertura, o desembargador Waldir Nuevo Campos proferiu a palestra “Enfrentamento da desinformação”, tratando da complexidade do processo político-eleitoral atual e da importância do entendimento do cidadão quanto as ameaças à democracia.

No segundo dia do encontro, pela manhã, o Colégio de Corregedores homenageou com a Medalha do Mérito Eleitoral, concedida pelo TRE-SC, o ministro Jorge Mussi, que teve seu biênio encerrado na última quinta-feira (24), como corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Medalha é concedida a personalidades que prestaram relevantes contribuições à Justiça Eleitoral catarinense.

O evento continuou com a apresentação do juiz auxiliar da Presidência do TSE, Ricardo Fioreze, sobre o programa de enfrentamento à desinformação, com foco nas eleições municipais de 2020. Logo em seguida, a juíza Flávia da Costa Viana expôs o tema “Mais Mulheres na Política”.

A parte da tarde foi iniciada com a discursão de assuntos administrativos pelo desembargador Waldir de Nuevo Campos, presidente do Colégio de Corregedores. Em seguida a gerente de políticas públicas do Facebook do Brasil, Rebeca Garcia, falou sobre as ferramentas de privacidade do Facebook com vista às Eleições 2020. Já o advogado e professor Walter Capanema encerrou o ciclo de palestras do encontro, reforçando a questão do enfrentamento à desinformação na internet.

Finalizando a reunião, foram discutidas questões gerais de interesse das Corregedorias Eleitorais dos 27 TREs de todo o país, além de ser elaborada e assinada a Carta de Florianópolis . O próximo Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais acontecerá em abril de 2020, em Recife (PE).

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido