COPFEM do TRE-PB e Projeto “Política para Elas – Mentoria Política para Mulheres” promovem série de 4 Lives

As lives ocorrerão nos dias 12, 19 e 26 de agosto, sempre às 18h, com a temática “As Mulheres da Justiça Eleitoral da Paraíba: Rumo às Eleições 2020”. 

#PraCegoVer: Na imagem estão as informações da série de lives promovidas pela COPFEM do Tribunal...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da Comissão de Participação Feminina (COPFEM), em parceria com o projeto “Política para Elas – Mentoria Política para Mulheres”, promovem nos dias 12, 19 e 26 de agosto, às 18h, uma série de 4 Lives com a temática “As Mulheres da Justiça Eleitoral da Paraíba: Rumo às Eleições 2020”.

As lives serão transmitidas pelo perfil @politicaparaelas no Instagram e a iniciativa tem por objetivo fomentar a participação feminina em cargos de poder, fortalecendo a democracia e mostrando à sociedade, um pouco da rotina das mulheres que fazem a Justiça Eleitoral Paraíba, sobretudo as atividades que estão sendo desenvolvidas em home office, em razão da pandemia da Covid-19, com vistas às Eleições 2020. O projeto em questão não tem viés ideológico e/ou doutrina tendenciosa, pautando-se pela neutralidade nas questões partidárias.

O projeto “Política para Elas” nasceu dentro do Mestrado de Ciência Política da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2020, pelas alunas Dalyana Ribeiro (Cientista Social) e Sheylla Campos (Advogada) diante da necessidade de democratizar o discurso, no contexto do espaço político brasileiro no viés da (sub)representação das mulheres, fazendo uso da ferramenta da rede social Instagram e YouTube para maior alcance social da celeuma que há décadas fomenta ações de engajamento da sociedade civil e Estado. Nesse espaço, composto por mulheres e para mulheres, o projeto proporciona para a sociedade brasileira um panorama da participação da mulher e a construção/consolidação da Democracia, nas esferas de poder e decisão, levando a necessária inclusão de “mais mulheres” nos espaços públicos.

Cronograma

12/08
A primeira live está marcada para às 18h da próxima quarta-feira (12) e a convidada será a Diretora-Geral do TRE-PB, Silma Leda Sampaio de Albuquerque que trará o olhar administrativo de quem está à frente da Secretaria do Regional paraibano, às vésperas de um pleito municipal em um ano de pandemia.

Perfil
Diretora-Geral do TRE-PB, Analista Judiciário do TRE/PB desde 1998, Assessora Jurídica de juiz Membro durante 19 anos, Coordenadora de Auditoria Interna durante um ano, Graduada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Especialista em Direito Eleitoral pela Universidade Potiguar. Silma Sampaio é casada e mãe de uma filha de 14 anos.

19/08
Em seguida, a convidada será a Assessora Especial da Presidência do TRE-PB, Andréa Gouvêa que trará o tema "Registro de Candidatura e a Participação Feminina nas Eleições 2020".

Perfil
Analista Judiciário do TRE-PB, Graduada em Direito e especialista em Direito Tributário pela Universidade Católica de Goiás (UCG), Assessora Especial da Presidência do TRE-PB, Professora integrante da Comissão Científica da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), Instrutora Colaboradora das EJE'S Regionais e Membro (fundador) da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Andréa Gouvêa é casada e mãe de dois filhos.

26/08
Por fim, a convidada será a Chefe do Cartório Eleitoral da 70ª Zona de João Pessoa, Alice Mesquita Targino Coelho que abordará a temática "Pandemia e Voto: as Estratégias Adotadas pelo TRE-PB".

Perfil
Analista Judiciário do TRE-PB desde 2005, Chefe de Cartório da 70ª Zona Eleitoral, Coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel), Presidente da Comissão de Mesários, ex-servidora do TJ/PB, Assessora de Gabinete de Desembargador por 2 anos e 6 meses, Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e mãe de 4 filhos.

A Presidente da Comissão de Participação Feminina do TRE-PB, Ana Karla Farias registrou que “me enche de orgulho ver essas mulheres empoderadas não se curvarem à pandemia da Covid19, vencendo todos os obstáculos e trabalhando para o sucesso das Eleições 2020”.

A data e a convidada da 4ª live ainda não foram confirmadas, porém a organização do evento adiantou que será uma Juíza Eleitoral.

Últimas notícias postadas

Recentes