O TRE-PB lança vídeo do Memorial e convida a sociedade para conhecer conteúdo histórico virtual

Vídeo de divulgação do Memorial Virtual da Justiça Eleitoral da Paraíba é uma das ações em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário

#PraCegoVer: Logomarca do Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, em sessão plenária no dia 14 de abril desse ano, a instituição do Dia da Memória do Poder Judiciário. O dia escolhido foi 10 de maio, que entra no calendário da Justiça para celebrar o patrimônio cultural construído desde o Brasil Colônia, para as gerações presentes e futuras. A data escolhida é a mesma da criação, em 1808, da Casa da Suplicação do Brasil, primeiro órgão de cúpula que houve no Judiciário brasileiro.

A data foi escolhida para homenagear e preservar a memória, o acervo documental dos tribunais e o legado das personalidades que marcaram a história da Justiça brasileira.

Dentro das comemorações do Dia da Memória do Poder Judiciário, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) lança um vídeo institucional de apresentação do Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba, produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional em parceria com a Secretaria Judiciária e da Informação, a Coordenadoria de Gestão da Informação, a Seção de Biblioteca e Memória Institucional, a Seção de Documentação e a Comissão de Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba. Para acessar o vídeo clique AQUI.

Neste período de pandemia, com o fechamento de muitos espaços culturais, uma opção é conhecer virtualmente a história do voto, de como a Justiça Eleitoral se instalou na Paraíba, quais os prédios já abrigaram a sede do Tribunal Regional Eleitoral, as Zonas Eleitorais e muitas outras informações acessando o Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba clicando AQUI.

Também é possível fazer um passeio virtual para conhecer algumas unidades da Justiça Eleitoral da Paraíba clicando AQUI.

O Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba recebe mais de mil visitantes todos os anos, a maioria estudantes do ensino médio, via projeto “TRE de Portas Abertas”, e acadêmicos de direito, buscando conhecimento específico para formação jurídica.

Assista também a vídeos documentários sobre a Justiça Eleitoral que estão disponíveis na plataforma:

80 Anos - Justiça Eleitoral Paraibana.

Brasil Eleitor – Paraíba.

80 Anos - Justiça Eleitoral Paraibana, comemorações 24 de Maio de 2012.

Apresentação do Sexteto de metais Jampa Brass da UFPB em 15 de maio de 2013 durante a 11ª Semana de Museus.


Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba.

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido