Dia da Memória do Poder Judiciário é comemorado pela Justiça Eleitoral da PB

Durante o mês de maio o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realiza atividades de visita on line a escolas da rede pública e privada do Estado

#PraCegoVer: Fotografia dos participantes em reunião virtual.

O Dia da Memória do Poder Judiciário foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça em 2020, por meio da Resolução CNJ nº 316/2020. A data, 10 de maio, faz alusão ao dia da criação da Casa de Suplicação do Brasil por Dom João VI, em 1808 e está sendo comemorada em todo o país, pelos diversos Órgãos que compõem o Judiciário brasileiro.

Durante o mês de maio o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realiza atividades de visita on line a escolas da rede pública e privada do Estado da Paraíba, visando dar maior visibilidade à memória da Justiça Eleitoral da Paraíba e ressaltar a importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico, além de contribuir para consolidar a história institucional do Poder Judiciário.

Roda de diálogo e passeio virtual: A ação do dia 11/05/2021 aconteceu pela manhã numa escola pública da rede estadual, em Santa Rita/PB. Os servidores da Seção de Biblioteca de Memória Institucional (SEBMI) do TRE-PB, Diogo Alves e Nara L. F. Santos estiveram na Escola Luiz Ribeiro Limeira, onde promoveram uma roda de diálogo on line com professores de diferentes disciplinas e 67 alunos de 8º e 9º anos, conversando sobre os objetivos do Memorial da Justiça Eleitoral.

O encontro foi marcado pela música e poesia que facilitaram a apresentação de conceitos para compreensão da importância de se preservar a nossa história. Os estudantes fizeram um passeio pelo Memorial Virtual, se mostraram interessados e curiosos para conhecer mais.

Com as visitas suspensas em razão da pandemia do Covid-19, o Memorial da Justiça Eleitoral se prepara para futuramente marcar uma visita presencial, com a segurança que os protocolos de saúde exigem no momento atual.


/com informações da SEBMI/

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido