Urna Eletrônica faz 25 anos

História, importância e segurança representam o voto eletrônico no Brasil

Urna eletrônica

Nesta quinta-feira (13), a Justiça Eleitoral celebra os 25 anos da urna eletrônica, lembrando o envio dos primeiros exemplares para as Eleições Municipais de 7 de outubro de 1996, no primeiro pleito informatizado no Brasil, realizado em 57 cidades, atingindo mais de 32 milhões de eleitores.

O complexo sistema de garantias de segurança implantado por todo o sistema eletrônico de votação, com fases de preparação e verificação dos equipamentos antecedendo às eleições, garante a sua auditagem ao longo do processo eleitoral.

Com a urna eletrônica tornou-se possível eliminar a interferência humana nos pleitos, que quase sempre resultava em fraudes ocasionada pela manipulação dos votos em cédulas.

O sistema informatizado de votação foi consolidado com a criação do cadastro único e automatizado de eleitores, ocorrido de 1985 a 1986, em todo o Brasil, que resultou no desenvolvimento de um sistema seguro, transparente, versátil e de apuração rápida e fácil.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 1994, realizou o primeiro processamento eletrônico do resultado das Eleições Gerais, com recursos computacionais da própria Justiça Eleitoral.

Em 1996, tornou-se possível colher e totalizar os votos de mais de 32 milhões de brasileiros, à época, um terço do eleitorado, utilizando-se mais de 70 mil urnas eletrônicas. Participaram 57 cidades com mais de 200 mil eleitores, o Distrito Federal não participou por não eleger prefeito.

No ano 2000, realizaram-se as Eleições Municipais com urnas eletrônicas pelo país, marcando o início das eleições totalmente informatizadas.

/alexandredias/

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido