Exposição sobre a Ditadura se instala em Cabedelo com homenagem a Helena Alves

A exposição “Direito à Memória e à Verdade – A Ditadura Militar no Brasil de 1964 a 1985” será instalada, a partir da próxima quinta-feira (5), na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo. A solenidade de abertura, às 17 horas, será marcada pelo outorga do título de cidadã cabedelense à primeira magistrada da Paraíba, Helena Alves de Souza.

A juíza Helena Alves de Souza em visita à exposição itinerante Direito à Memória e à Verdade - a...
Juíza Helena Alves visita exposição sobre a Ditadura

A exposição “Direito à Memória e à Verdade – A Ditadura Militar no Brasil de 1964 a 1985” será instalada, nesta quinta-feira (5), na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo. A solenidade de abertura, às 17 horas, será marcada pelo outorga do título de cidadã cabedelense à primeira magistrada da Paraíba, Helena Alves de Souza. A propositura da homenagem foi da vereadora de Cabedelo, Graça Rezende.

Para o chefe de cartório da 57ª Zona Eleitoral, em Cabedelo, Robson Cardoso, além de abrir espaço para que a população do Litoral norte da Paraíba conheça mais sobre o passado histórico do Brasil, a exposição aproveitou também para homenagear a magistrada Helena Alves em seus 90 anos. “Ela lutou para assumir a magistratura e passou mais de uma década dedicada a tão honroso o ofício em Cabedelo. Tanto que, merecidamente, o nosso Fórum Eleitoral leva o seu nome”, comentou.

Durante a solenidade, a professora da Universidade Federal da paraíba (UFPB), Lúcia Guerra, e do juiz da 57ª Zona Eleitoral, Paulo Roberto Régis de Oliveira Lima, falarão sobre o período da Ditadura Militar no Brasil e na Paraíba. O evento se encerra com as apresentações culturais da  banda marcial da Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia e do grupo de dança Nau Catarineta.

A exposição “Direito à Memória e à Verdade – A Ditadura Militar no Brasil de 1964 a 1985” - que tem curadoria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e esteve exposta durante o mês de agosto na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) – seguirá exposta até o dia 19 de setembro, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h.

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido