TRE-PB realiza exposição sobre o período da Ditadura Militar

Por iniciativa do Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba, com a curadoria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a exposição “Direito à memória e à verdade – a ditadura militar no Brasil de 1964 a 1985”

TRE-BA-exposição sobre a ditadura no TRE-BA

Por iniciativa do Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba, com a curadoria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a exposição “Direito à memória e à verdade – a ditadura militar no Brasil de 1964 a 1985” estará disponível para visita pública na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), no período de 1º a 30 de agosto, e na Fortaleza de Santa Catarina, entre os dias 07 a 19 de setembro. A solenidade de abertura acontece nesta quinta-feira (1º), às 16 horas, na sala de sessões do TRE-PB.

O evento será aberto pelo presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e pela professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcia Guerra. Na ocasião, o artista José Rufino proferirá a palestra intitulada “Arte e Política”. A solenidade de abertura será encerrada com a apresentação do Coral Voz Ativa.

Na sede do TRE-PB, na Avenida Princesa Isabel, Centro, a visitação estará aberta de segunda a quinta-feira, das 13 às 18h, e sexta-feira, de 8h às 13h. Já exposição na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e será organizada pelo cartório eleitoral da 57ª Zona.

Além da exposição, a comissão do Memorial elaborou uma programação especial, sempre às quartas-feiras, que contará com palestras, debates, apresentações culturais e uma homenagem à juíza Helena Alves, que este ano completou 90 anos e foi uma dos magistrados cassados pelo AI-5. A magistrada terá uma exposição paralela sobre a sua história no hall do Tribunal.

A homenagem a juíza Helena Alves ocorre no dia 08 de agosto, com saudação feita pelo presidente Marcos Cavalcanti de Albuquerque, pelo juiz e historiador Humberto Melo e pelo desembargador Júlio Aurélio Coutinho. A apresentação cultural fica por conta do Quinteto de sopro Musarum, da UFPB.

Destaque da programação também é a mesa temática “Perseguição Política”, com os perseguidos políticos da Paraíba, no dia 21 de agosto, e a mesa temática com os membros da Comissão estadual da Verdade, no dia 28 de agosto.

Acesse o convite e a programação da exposição (formato PDF).

Para o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, a exposição é uma oportunidade dos cidadãos conhecerem mais de sua história. “Como sabemos, o período do governo militar no Brasil, compreendido entre 1964 a 1985, ainda é uma página da história recente a ser muito estudada. É através de iniciativas como esta, expondo acervo, documentos, imagens e livros, que se pode saber mais a respeito da história recente do Brasil”, disse.

SERVIÇO:
Exposição “Direito à memória e à verdade – a ditadura militar no Brasil de 1964 a 1985”

Período: 01 a 30 de agosto de 2013
Local: Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Rua Princesa Isabel, 201, Centro, João Pessoa-PB
Horário: segunda a quinta-feira, das 13 às 18h, e sexta-feira, de 8h às 13h
Contato: (83) 3512-1228

Período: 05 a 19 de setembro
Local: Fortaleza de Santa Catarina, Cabedelo
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h
Contato: (83) 3228-3807

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido