Conbrascon-2015 reuniu assessores da comunicação pública em BH
XI Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascon) reuniu nos dias 18 e 19 de junho, em Belo Horizonte, mais de duzentos profissionais da área de comunicação do judiciário brasileiro. O evento, em sua décima primeira edição, enfocou a gestão e perspectivas no sistema de Justiça no setor público.

XI Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascon) reuniu nos dias 18 e 19 de junho, em Belo Horizonte, mais de duzentos profissionais da área de comunicação do judiciário brasileiro. O evento, em sua décima primeira edição, enfocou a gestão e perspectivas no sistema de Justiça no setor público.
O Conbrascom é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização não-governamental de assessores de comunicação do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Tribunais de Contas, da OAB, das Advocacias Públicas, de entidades representativas da magistratura e outras instituições, em parceria com as cortes brasileiras. Neste ano, o TJMG sediou o Congresso e apoiou a realização do evento.
Na abertura do evento falaram, o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da gestão de inovação, desembargador Wander Marotta, o magistrado enfatizou a importância da comunicação em um regime democrático e a sua contribuição para a transparência e a viabilização do acesso à Justiça, e o presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), Vanderlei Ricken, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, em seu discurso salientou que o cenário de assessorias, secretarias, seções ou departamentos de comunicação no país é heterogêneo, e que a cooperação e o compartilhamento de informações contribuirão para o fortalecimento coletivo.
A programação teve como abertura a palestra: “A comunicação pública na construção da cidadania” com a publicitária Nádia Rebouças, que explorou desafios e possibilidades da comunicação na transformação da sociedade, usando o conhecimento de marketing para vender ideias para o bem comum e gerar uma visão sistêmica da realidade. “Quanto mais séria, ética e eficiente a atuação das assessorias de imprensa, mais fortes serão os poderes públicos” enfatizou Nádia.
Seguindo a palestra de abertura, foi apresentado um painel abordando o tema “Gestão da Comunicação: Perspectivas no Sistema de Justiça”, apresentado por Adriana Chiarini, ex-secretária de Comunicação do STJ, Giselly Siqueira (CNJ) e Natália Veloso (CNMP). O painel foi mediado por Vanderlei Ricken, presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ).
Ainda no primeiro dia do evento aconteceram as oficinas, nas quais os participantes se dividiram em grupos que discutiram temáticas diversas, como o planejamento de comunicação no sistema de Justiça, a comunicação interna e a gestão de canais e plataformas de comunicação, seguidos da apresentação dos cases dos projetos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, a premiação aconteceu na sexta-feira (19) às 21 horas.
De acordo com a assessora de Comunicação do TRE-PB, Viviana Targa, “a comunicação no Poder Judiciário está em ascendência, ações desta natureza contribuem e muito para aprimorar a comunicação nesta área”. Se relacionando ao Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, Viviana registrou: “Esperamos na próxima edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça inserir o TRE paraibano apresentando projetos desenvolvidos no âmbito deste Regional, para concorrer ao premio.