TRE-PB participa do 75º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL)

Com o tema “Jurisdição Eleitoral no Século XXI”, presidentes, diretores-gerais e assessores de comunicação dos TREs participam do 75º COPTREL, sediado no Auditório Lobo Guará do Centro de Eventos Onça Pintada, do Hotel Sesc, no município de Poconé/MT.

TRE-PB participa do 75º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (C...

Com o tema “Jurisdição Eleitoral no Século XXI”, presidentes, diretores-gerais e assessores de comunicação dos TREs participam do 75º COPTREL, sediado no Auditório Lobo Guará do Centro de Eventos Onça Pintada, do Hotel Sesc, no município de Poconé/MT.

O Presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Desembargador José Ricardo Porto, está sendo representado, neste 75º Encontro do COPTREL, pela Juíza Membro e Ouvidora do TRE-PB, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá.

O Presidente do COPTREL e Presidente do TRE-MT, Márcio Vidal, fez a abertura oficial do evento na noite da quinta-feira  (28). A solenidade de abertura contou com a presença dos Ministros do TSE, Tarcísio Vieira e Og Fernandes, do Juiz Nicolau Konkel Júnior, Juiz Auxiliar do Ministro Edson Fachin, dos presidentes, diretores-gerais e assessores de Comunicação dos TREs do País.

Na solenidade, receberam a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Ayres Britto”, ministros e presidentes homenageados pelo COPTREL.

Em sequência, foi apresentada pela Desembargadora Elaine Harzheim Macedo, do Rio Grande do Sul, a palestra “A Jurisdição Eleitoral no Século XXI”.

O COPTREL fez o registro do evento, com as fotos oficiais dos Presidentes, Diretores-Gerais e Assessores de Comunicação.

Ao final do evento, foi servido um jantar comemorativo.



Confira a programação para o dia 29 de março:


(Sala de Vidro - período matutino)

9h – Credenciamento

9h15 – Abertura da Reunião dos Presidentes

9h30 – Grupo de Trabalho criado pela Portaria nº 115/2019 –
TSE Sistematização das Regras Eleitorais Coordenadores: Ministro Og Fernandes Ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto Juiz Nicolau Konkel Junior, Juiz Auxiliar do Ministro Edson Fachin

10h30 – Associação dos Magistrados Brasileiros Presidente: Juiz Jayme de Oliveira

10h50 – Requisição ordinária e extraordinária de servidores Expositor: TRE/AC

11h – Novo Selo Justiça em Números Expositores: TRE/AC e TRE/PE

11h20 – Alinhamento da Tabela Processual do PJE à Tabela Processual Unificada do CNJ. Capacitação dos servidores lotados nas áreas de distribuição/autuação dos Tribunais no curso de educação à distância sobre as tabelas processuais unificadas. Lançamento automático do ASE 230 no caso de não apresentação de contas de campanha pelos candidatos no prazo estabelecido no calendário eleitoral Expositor: TRE/CE.

12h - Almoço


Centro de Eventos Onça Pintada Auditório LoboGuará (período vespertino)


14h – Exposição da Reunião dos Diretores-Gerais

14h30 – Exposição da Reunião dos Assessores de Comunicação

15h – Apresentação do Projeto de Controle Social “Eu Fiscal” Expositor: Ademir Milton Piccoli 15h30 – Projeto Inserção da Disciplina de Direito Eleitoral na matriz curricular dos cursos de Direito no Brasil Expositor: Desembargador Márcio Vidal

16h – Coffee Break

16h30 – Estrutura e Projetos da EJE de Minas Gerais

17h – Palestra: Jurisdição Eleitoral Palestrante: Ministro João Otávio Noronha

18h – Encerramento das atividades do dia.

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido