Exposição fotográfica apresenta olhares sobre o Autismo
Fruto do projeto “Cuide-se”, a mostra é uma ação de promoção de saúde de iniciativa da Seção de Atenção à Saúde (SAS)

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sediará na próxima sexta-feira (29), em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a exposição fotográfica intitulada "Do Jeitinho Deles", de autoria do fotógrafo Emanuel Júnior. A mostra conta com fotos das práticas terapêuticas que cada criança autista vive, sua relação com as terapias e a influência do envolvimento da família no tratamento e desenvolvimento de cada paciente. As fotografias serão expostas nos corredores dos seis andares do edifício-sede do Regional e o evento de abertura oficial marcado para às 9h, contará com a presença de especialistas de diversas áreas, e também, com o depoimento de uma mãe de criança autista.
A exposição fotográfica trata-se de uma ação de promoção de saúde, integrante do projeto “Cuide-se”, da Seção de Atenção à Saúde (SAS), em que se pretende mostrar a rotina de terapias que envolvem o tratamento do autismo por meio das fotografias, enfatizando a relação e o vínculo que existe, entre a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os profissionais e a família.
As imagens visam retratar essa realidade, trazendo a temática de conscientização do autismo e da importância da intervenção terapêutica para a vida da pessoa, enfatizando a participação da família nas terapias, como forma de dar continuidade ao tratamento fora dos consultórios.
Segundo a SAS, o tratamento intensivo é de extrema importância para o desenvolvimento do autista, principalmente se for iniciado precocemente, e mais ainda quando os familiares são participantes ativos desse processo. Expor um pouco da dinâmica de alguns atendimentos é uma forma de desmistificar a imagem de sofrimento que existe para algumas pessoas e até mesmo para alguns familiares que não acompanham de perto esse dia a dia.
As terapias devem ser um momento de prazer para o paciente, principalmente quando se trata de crianças. Elas precisam se divertir e aprender através da brincadeira. Mesmo aquelas terapias que são mais intensivas, precisam ser motivadoras para que a pessoa tenha um melhor aproveitamento da sessão.
A rotina da criança que recebe várias intervenções terapêuticas é muitas vezes exaustiva, mas o que se percebe é que em sua maioria, elas veem cada sala de terapia como um lugar de brincadeiras e alegria. Isso é conquistado aos poucos, pelos bons profissionais que conseguem também criar um vínculo de amizade com a família.
A presente ação ocorre em adesão ao calendário nacional de saúde e em cumprimento ao planejamento anual da unidade e à Resolução CNJ n° 207/2015.
Confira a programação do evento:
9h - Abertura da exposição: Projeto Fotográfico "Do Jeitinho Deles"
Fotógrafo Emanuel Júnior
9h10 - Música e Autismo: Um Olhar da Neurociência
Sérgio Aires - Especialista em Musicoterapia e Professor de música no Instituto Revertendo o Autismo - IRA
9h40 - Autismo e Inclusão Escolar
Juliana Arcela - Psicopedagoga especialista em Educação de Crianças em Condições Especiais
10h10 - Descobrindo o Autismo: Relato de Experiência
Elaine Araújo- Mãe e Diretora do Associação Integrada de Mães de Autistas
10h40 - Os Direitos do Autista
Paulo da Luz - Advogado e Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da OAB Nacional
11h - Encerramento
Veja o folder do evento no link
Para saber mais sobre o autismo acesse: https://drive.google.com/open?id=1zsx02XSux-9MKO9r8Um3hnaKFjx5se_x