Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Corregedoria realiza correições no interior do Estado

O cronograma foi iniciado pela cidade de Teixeira e Patos

#PraTodosVerem: Na imagem aparece uma montagem com a equipe da Corregedoria e os servidores das ...

A corregedora e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, realizou na última semana a primeira série de correições do seu mandato a frente da Corregedoria do TRE-PB. O cronograma foi iniciado pela cidade de Teixeira (30ª Zona Eleitoral) nos dias 29 e 30 de março, e Patos  (28ª e 65ª Zonas Eleitorais) nos dias 30 e 31 de março.

A corregedora conduziu os trabalhos de inspeção acompanhada da coordenadora da Corregedoria, Vanessa Melo do Egypto e do chefe da Seção de Orientação, Inspeções e Correições (SOIC), Océlio Batista Mendes. Na 30ª ZE a equipe foi recebida pelo juiz Eleitoral Carlos Gustavo Guimarães Albergaria Barreto, na 28ª ZE pela juíza Eleitoral Anna Maria do Socorro Hilário Lacerda e na 65ª ZE pelo juiz Eleitoral Bruno Medrado dos Santos.

A Ordem dos Advogados – Seccional Patos, por meio de sua Comissão de Direito Eleitoral, e a convite da corregedora Regional Eleitoral, compareceu ao cartório Eleitoral da 65ª Zona Eleitoral de Patos-PB para acompanhar o cronograma do ciclo de inspeções do 1º semestre de 2022.

De acordo com a desembargadora Fátima Cavalcanti Maranhão, as inspeções são um procedimento deflagrado para avaliar o trabalho realizado pelas Zonas Eleitorais, tendo como finalidade precípua a aferição da regularidade e o aprimoramento do funcionamento dos Juízos Eleitorais. “Por meio dessas inspeções, pode-se constatar irregularidades, abrangendo os serviços, a tramitação de processos administrativos e judiciais; também se observa se os sistemas de informação são utilizados de acordo com as diretrizes estabelecidas pelas Corregedoria-Geral ou pelas Corregedorias Regionais Eleitorais, conforme suas competências”, destacou a corregedora.

A coordenadora da Corregedoria, Vanessa Melo do Egypto ressalta que a realização de inspeções tem como principal objetivo a fiscalização da administração da Justiça e a avaliação da regularidade dos serviços prestados à sociedade, com a exata aplicação das leis e regulamentos, atuando preventivamente através da verificação de existência de irregularidades ou abusos que devam ser corrigidos, no âmbito das Zonas Eleitorais.

Segundo a desembargadora Fátima Cavalcanti Maranhão, o balanço é muito positivo: “a política de orientação para prevenção do erro e do ilícito, implementada pela Corregedoria, faz com que, ao se chegar a um Cartório Eleitoral, na maioria das vezes, se possa constatar a regularidade dos serviços prestados aos jurisdicionados, e, se porventura, algo destoa um pouco do modelo a ser seguido, a atuação da Corregedoria é na correção e no ajuste dos procedimentos”, asseverou ela.

“Verifica-se também uma melhoria na produtividade dos magistrados e servidores, o que traz reflexo no atingimento das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça” finalizou.

/rafaelkoehler/

 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido