Corregedora do TRE-PB participa do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário

No evento, serão anunciadas as Metas Nacionais para 2024

#ParaTodosVerem: Painel retangular com sete pessoas de pé, posando para fotografia, das quais, q...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) participa do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, com a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, vice-presidente e corregedora; Allan William Lucena de Oliveira, assessor Jurídico da Vice-Presidência; Vanessa Melo do Egypto, secretária da Corregedoria; Alexandra Maria Soares Cordeiro, secretária de Gestão de Pessoas; Suênia Bernardo Carneiro, assessora de Governança e Gestão Estratégica; e Humberto Borges Lima de Vasconcelos, assessor de Comunicação e Multimídia.

O evento, que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, em Salvador (BA), foi aberto por expoentes da musicalidade baiana, com artistas ligados às lutas sociais e de preservação cultural, religiosa e histórica do Brasil.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, destacou desafios cruciais durante a abertura, enfatizando a necessidade de maior eficiência judicial, propondo soluções para reduzir a duração dos processos, a valorização da magistratura e a promoção da equidade racial e de gênero. Barroso abordou iniciativas, como a implementação de um exame nacional da magistratura e condições favoráveis para candidatos negros, buscando também a paridade de gênero. Além disso, o ministro ressaltou a importância de proporcionar um serviço de qualidade à sociedade e enfrentou desafios específicos, como a redução do tempo médio de julgamento de processos na área previdenciária. O evento incorporou elementos culturais afro-brasileiros, enfatizando a importância da identidade e diversidade no cenário judiciário nacional.

No evento, o ministro Barroso instou a Justiça a aderir ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. A iniciativa visa adotar uma linguagem direta e compreensível nas decisões judiciais e na comunicação geral, tornando a Justiça mais acessível à população. Argumentando que a linguagem simplificada fortalece a democracia, Barroso destacou os cinco eixos do Pacto, incluindo formação de magistrados, campanhas de conscientização e a concessão do Selo Linguagem Simples para reconhecer a adesão das instituições. O selo busca estimular o uso de linguagem acessível nos documentos judiciais, certificando tribunais que adotam a abordagem proposta pelo Pacto, com critérios como simplificação da linguagem, criação de manuais explicativos e adoção de protocolos para eventos que evitem formalidades excessivas. A concessão do selo ocorrerá anualmente em outubro, coincidindo com o Dia Internacional da Linguagem Simples.

Confira a programação.

/humbertoborges/ascom/tre-pb/

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

 

icone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido