TRE-PB realiza “Projeto Novas Lideranças”

O projeto tem foco no incentivo da juventude à participação política com enfrentamento à desinformação e a todas às formas de ataque à democracia

TRE-PB AÇÃO ELEIÇÃO ESCOLA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), por meio da Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais (SEPBMI), da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB), realizou nesta sexta-feira (24), ação de cidadania na Escola Cidadã Integral Professora Luzia Simões Bartolini (ECI Profª Luzia Simões Bartollini), no Jardim Planalto, no município de João Pessoa, Paraíba.

O projeto tem foco no incentivo da juventude à participação política com enfrentamento à desinformação e a todas às formas de ataque à democracia. A história da Justiça Eleitoral está entrelaçada a do Brasil, na medida em que, a democracia é a nossa razão de existir, por isso, o “Projeto Novas Lideranças” é um desdobramento do programa “TRE Rumo às Escolas”, com o objetivo de ampliar as ações para além dos muros da Justiça Eleitoral, levando o conteúdo de memória e cidadania até a escola, com roda de diálogo, contação de história e apresentação da urna eletrônica.

A escola recebeu a visita da EJE-PB nos dias 22 e 24 de março, na qual, ocorreu a escolha dos candidatos para as eleições. A eleição de líderes de sala de aula, com ação formativa de cidadania, é mais um exemplo da importância de incentivar a participação das jovens e dos jovens no processo eleitoral, e de levar informação sobre a segurança da urna eletrônica, patrimônio tecnológico da Justiça Eleitoral brasileira.

Para a diretora-geral da ECI Profª Luzia Simões Bartollini, Micaele Lima Pereira, “a ação do TRE-PB trouxe para a escola, um momento onde nós pudéssemos vivenciar um ato democrático, como também, o exercício da cidadania, premissa de Escola Cidadã integral, na qual devemos formar o cidadão na vida acadêmica, e ainda nos eixos temáticos de projeto de vida, ou seja, o aluno precisa sair transformado para encarar os desafios do Século 21, e foi isso que a gente quis fazer aqui, trazendo um momento em que pudéssemos vivenciar às eleições de forma prática, porque sabemos da necessidade, no nosso país, de fazermos boas escolhas de representantes nos momentos de exercer a democracia.”

A aluna do segundo ano, Ana Carla Pereira dos Santos Tavares, falou da sua primeira experiência com a urna eletrônica. “Foi minha primeira vez, foi maravilhoso! A urna é super prática, na própria cabina de votação, tínhamos a relação dos candidatos e seus respectivos números. Foi só digitar o número e apertar a tecla confirma, finalizando a votação, simples assim.”

A coordenadora pedagógica da Escola, Lucimar Rodrigues, ressaltou a importância da ação do TRE-PB. “Muito importante porque só assim o nosso aluno já está sendo estimulado e motivado a praticar sua cidadania, e saber o quanto é sério votar e saber eleger alguém para ser gestor, quer seja para uma sala de aula, quer seja para nosso estado ou para nosso país.  Foi uma atividade muito exitosa onde os alunos passaram a ter uma noção prática de responsabilidade na escolha dos seus representantes de turma.”

Para o coordenador administrativo da Escola, Vilmar de Freitas Costa, “foi uma experiência inigualável no âmbito da Rede Pública Estadual. É muito importante esse trabalho de cidadania em parceria com o TRE-PB, onde os alunos já começam bem cedo, a entender o valor e a importância de exercer a cidadania e o direito ao voto. Hoje a gente pode presenciar aqui na nossa Escola Profª. Luzia Simões Bartolini que, os alunos tiveram o prazer e a honra de exercer sua cidadania, começando com a eleição de líderes de sala. Com essa atitude eles entenderam a importância de se fazer uma campanha, de pedir votos, de forma honesta, e a importância de participar no dia da eleição.”

O chefe da Seção de Programas, Biblioteca, Memória Institucionais do TRE-PB, Diogo Alves Barbosa, destacou a importância da Justiça Eleitoral se fazer presente nas escolas para promover ações de cidadania. “Nós entendemos que essa ação é muito importante à medida que ela ajuda alunos a se inserirem no processo democrático, é uma forma da gente incentivar a participação do jovem na política, a começar daquela dimensão política mais próxima da sua realidade, da sua escola, do seu bairro, da sua rua, e eles puderam, então, dar alguns passos práticos na inserção da vida política. Eu acredito que foi um resultado bastante positivo, à medida que nós estamos tratando como uma geração que é nativa digital, que não tem nenhuma dificuldade de utilizar equipamentos eletrônicos, de forma que, a eleição aqui foi super-rápida. Para que tudo isso ocorresse, fizemos, em dias anteriores, um trabalho de cidadania, promovendo palestras de conscientização sobre a importância da participação política das jovens e dos jovens, e que foi bem prestigiado por todo o corpo discente dessa Escola.”

 

/humbertoborges/com informações da SEPBMI/

 

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