TRE-PB promove Campanha de Descarte Responsável de Resíduos Eletroeletrônicos

O lançamento da campanha será realizado no dia 22 de abril de 2024, em alusão ao Dia do Planeta Terra

#PraTodosVerem: Card com informações da campanha, mostra na parte de baixo uma imagem com metade...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio do Núcleo de Sustentabilidade (NSUS), unidade vinculada à Assessoria de Eleição, Inovação e Inclusão (AEII), promove em 22 de abril de 2024, o lançamento da Campanha de Descarte Responsável de Resíduos Eletroeletrônicos, em alusão ao Dia do Planeta Terra, comemorado nesta data. O evento será realizado no Espaço Viver (térreo da sede) e no Fórum Eleitoral de João Pessoa, simultaneamente.

O objetivo da ação é incentivar as servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias, estagiários e público externo, a descartar seus resíduos eletroeletrônicos nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) existentes. Busca-se incorporar à rotina dos servidores, o hábito de recolher em casa tais resíduos, e depositá-los nos locais adequados.

Os PEVs se encontram à disposição no Espaço Viver, localizado no piso do edifício-sede da Justiça Eleitoral paraibana, e no Fórum Eleitoral de João Pessoa, desde o final de fevereiro/2024, sendo registradas entregas voluntárias diariamente. Visando comemorar o Dia da Terra, a proposta traz o objetivo de realizar um mutirão para destinação desses resíduos à reciclagem ou reaproveitamento, por meio da parceria do TRE-PB com o Instituto de Inovação e Economia Circular.

A campanha considera a necessidade de o TRE-PB aprimorar os resultados obtidos para o indicador 8.9 DPB – "Destinação de resíduos de pilhas e baterias", da Resolução CNJ 400/2021, assim como, para indicador 6.1 "Índice de destinação de resíduos sólidos (papel, plástico, metais, vidros e coleta geral)" do Plano de Logística Sustentável TRE-PB 2021-2026.

Segundo a chefe do Núcleo de Sustentabilidade (NSUS), Maria Hilarina Aires Nunes, a iniciativa visa o correto recolhimento de pilhas, baterias e eletroeletrônicos, evitando danos à saúde e ao meio ambiente, que quando descartadas indevidamente, podem estourar e vazar o líquido contido em seus interiores. “Por serem constituídas de metais pesados, o descarte incorreto das pilhas e baterias causa grande impacto ambiental, posto que contaminam o solo e lençóis freáticos com materiais tóxicos, causando sérios problemas ao ecossistema que sustenta os seres vivos”, destacou a chefe do NSUS.

/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido