Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB aprova voto de aplauso ao servidor José Rafael Fernandes

O voto se deu em razão de o agraciado ter adquirido aposentadoria, e pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem, sentado à Corte, falando em um microfone.

Na Sessão Administrativa da última quarta-feira (31), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, à unanimidade, voto de aplauso direcionado ao servidor José Rafael Fernandes, em razão de ter adquirido aposentadoria, e pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. A propositura foi de autoria do juiz federal e membro da Corte Eleitoral, Bruno Teixeira de Paiva.

O juiz Bruno Teixeira de Paiva desejou ao homenageado “que sua aposentadoria seja o início de uma nova jornada repleta de tranquilidade e realização; que Deus esteja no pleno controle de seu destino; continue a pôr a fé em Deus, sua grandeza principal; saiba que este proponente e todos que fazem o GAB06 admiram muito esta sua grandeza e se orgulham de ter tido como colega, tão grande homem; receba os aplausos por um legado de decência perante esta Corte”.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, registrou que José Rafael Fernandes é um exemplo para todos. “Grande servidor da casa, grande servidor, uma pessoa que se eu pudesse lhe dar um título, daria de o ser humano mais alegre que eu conheço, nunca lhe vi com mau humor, nunca lhe vi negar qualquer pedido, porque vossa senhoria sempre está pronto para servir, para atender, para colaborar, com um sorriso no rosto, e com muita disposição para trazer paz, fraternidade, no ambiente de trabalho, consequentemente no seu lar, na sua casa, entre amigos; também são pessoas como vossa senhoria que marcam nossa história; não precisa ser governador, nem deputado, somos todos servidores, e se nós passarmos pela vida dos outros deixando lições de amor é que é o importante, e essas lições Rafael, você vai deixar aqui nesse tribunal”, asseverou a magistrada.

O juiz decano e ouvidor Eleitoral, José Ferreira Ramos Júnior, relatou que vê com muita alegria, e pertinente por demais, a propositura do voto de aplauso, e finalizou dizendo que “essa homenagem é mais do que justa à pessoa que ele é, e ao que ele representa para todos nós”.

O juiz membro do TRE-PB, Fábio Leandro de Alencar Cunha, desejou boa sorte ao homenageado e expressou que “é sempre bom quando a gente se encontra com Rafael pelos corredores, realmente ele transmite alegria para todos nós; uma pessoa do bem (…) você que já combateu o bom combate, possa desfrutar dos amigos, que você tem uma imensidão, que você deixou pelo seu jeito, e possa aproveitar com sua família, uma vida agora sem tanto stress”.

Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, juiz membro do TRE-PB, parabenizou o agraciado por sua trajetória de vida e profissional, destacando que “Rafael é um ser humano formidável, diferenciado, sempre alegre, como disse a presidente, e eu desejo muito sucesso nessa nova etapa de sua vida; que Deus continue lhe abençoando”.

A juíza membro do TRE-PB e ouvidora da Mulher, Maria Cristina Paiva Santiago, por videoconferência, registrou que teve a grata felicidade de ser professora de uma das filhas do homenageado, Rafaela Pordeus. “Todos nós que o conhecemos e temos esta grata honra de conviver com ele sabemos que Rafael já passou por vários reveses em relação à saúde, e que nem tão pouco, em virtude de todos estes reveses, Rafael é amargo, é tristonho, muito pelo contrário, Rafael é aquela pessoa que nos comunica uma força, uma alegria de viver”, ressalvou a magistrada.

A vice-presidente e corregedora, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, desejou um descanso bem proveitoso, muita boa sorte e felicidades ao agraciado, e finalizou registrando que “Rafael é um daqueles servidores que nós podemos plasmar de que sempre combateu o bom combate, e sai com o seu coração bem feliz porque deixou história, e serviu com zelo e com dedicação”.

O procurador Regional Eleitoral da Paraíba, Renan Paes Félix, se acostou ao voto desejando ao homenageado todo o sucesso na próxima etapa de vida. “Quero deixar aqui minhas palavras de honra e reconhecimento, é uma homenagem simples mas importante, (…) o que eu tenho de idade, o senhor tem de serviços prestados a esta Corte, realmente todo meu respeito ao senhor pelos serviços prestados durante décadas aqui nesta Corte Eleitoral”, destacou o representante do Ministério Público Eleitoral.

O presidente da Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (ASSTRE-PB), Fábio de Souza Pereira, enalteceu as qualidades do agraciado, “Rafael é tudo isso que vossas excelências disseram aqui; Rafael é um colega abnegado, é aquele servidor que a gente pode dizer: ‘Esse veste a camisa da Justiça Eleitoral’; é o melhor chavão para classificar Rafael; (…) é uma satisfação muito grande, em nome da associação, fazer também esta saudação”.

O diretor-geral da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), André Vieira Queiroz, iniciou sua fala registrando todos os setores que José Rafael Fernandes integrou, e por fim, asseverou que “apesar de estar se aposentando, ele é jovem, eu quero registrar a idade dele aqui, apenas 61 anos; é um colega bastante querido de todos, e eu tenho certeza, que como disse nosso querido Fábio, ele vai continuar contribuindo, mesmo não estando mais aqui nos quadros efetivos da Justiça Eleitoral”.

O homenageado José Rafael Fernandes, no uso da palavra, agradeceu ao juiz Bruno Teixeira de Paiva pela propositura, e à presidente do TRE-PB, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, em nome da Corte. “Eu de fato vesti, e visto, a camisa da Justiça Eleitoral, como Fábio Guru disse aqui; é minha segunda família, foi aqui que eu passei mais tempo trabalhando e acordado, (…) e dizer da honra e do orgulho que sempre tive, de dizer, por onde andei, que eu integrava os quadros da Justiça Eleitoral paraibana, com muito orgulho”, registrou o servidor.

A Presidência determinou envio de congratulações ao agraciado, e ao final, quebrando o protocolo, convidou a todos os presentes, para aplaudir de pé o servidor José Rafael Fernandes.



Clique AQUI e assista o momento do voto, por meio do canal oficial do TRE-PB no Youtube.


Perfil do homenageado nas palavras do juiz federal e membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Bruno Teixeira de Paiva:


José Rafael Fernandes é filho de José Orlando Fernandes e de Maria de Oliveira Fernandes, nasceu em Uiraúna/PB em 24 de outubro de 1963. Casou-se com Ricélia Pordeus Leite Fernandes com quem teve três filhas, Rafaela Pordeus Leite Fernandes, advogada; Raíssa Pordeus Leite Fernandes, médica; e Ruhama Pordeus Leite Fernandes, arquiteta. Pai presente e dedicado às filhas, esposo exemplar, colega comprometido, amigo leal, e agora nas palavras da presidente as quais assimilo, o ser humano mais alegre que conhecemos.

Sua alma cândida e espiritualidade madura refletida em sua dedicação como católico o levou a buscar o conforto dos mais necessitados através de diversos trabalhos sociais, como atendimento a pessoas em situação de rua, doação de medicamentos ao Hospital Padre Zé, e assistência financeira a familiares e estudantes com dificuldades em arcar com suas despesas.

Foi o engenheiro responsável pela construção da Igreja Santa Júlia, localizada no bairro da Torre, em nossa Capital.

Em um mundo carregado de ceticismos e negativismos é membro fundador da associação sem fins lucrativos “Donos do Amanhã” que ajuda no bem-estar de crianças e adolescentes carentes em tratamento contra o câncer.

Antes de trabalhar na Justiça Eleitoral, atuou de 1985 a 3 de março de 1987, na então Procuradoria-Geral da Justiça do Trabalho, hoje Procuradoria Regional do Trabalho.

Dedicou quase 38 anos de sua vida laboral a esta Justiça Especializada atuando em diversas áreas como o Fórum Eleitoral de Campina Grande, a Secretaria de Tecnologia da Informação, a Secretaria  de Administração e Orçamento, Diretoria-geral, entre outras.

Integrou a Comissão Gestora da construção deste edifício oferecendo apoio técnico como engenheiro civil.

Em 2006, graduou-se em Direito e a partir de 2009 iniciou seu trabalho na Assessoria de Juízes desta Corte auxiliando os magistrados que por aqui passaram, na temerosa responsabilidade de tomar decisões, estando lotado no gabinete do juiz federal (GAB06) desde 2019.


/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido