Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Campanha de descarte do TRE deve eliminar 13 toneladas de documentos

Iniciativa envolve 22 zonas eleitorais e reforça compromisso da instituição com a sustentabilidade, promovendo o descarte ecológico e gestão documental sustentável

#PraTodosVerem: Imagem com o título “Descarte Ecológico”, ao lado do logotipo do Tribunal Region...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deu início à 1ª Campanha Institucional “Descarte Ecológico: Sustentabilidade na Gestão Documental – 2025”. A campanha contou com a adesão de 22 Zonas Eleitorais. Como resultado, foram contabilizadas aproximadamente 2.400 caixas de documentos. Estima-se que serão eliminadas cerca de 13 toneladas de documentos e materiais diversos. Esse quantitativo configura um marco inédito na Justiça Eleitoral paraibana, tanto pelo volume quanto pela abrangência da ação.

Com foco na destinação correta de documentos e materiais descartáveis, a campanha visa fomentar, de forma sistemática, a eliminação de documentos que já cumpriram sua função administrativa e que não apresentam valor histórico ou probatório. Representa também, um importante passo rumo à racionalização da gestão documental no TRE-PB. 

Entre os benefícios esperados estão a otimização dos espaços físicos e a organização dos arquivos, a melhoria na eficiência dos processos administrativos, a preservação ambiental por meio do descarte correto de materiais recicláveis e o aprimoramento da gestão documental, incluindo a fragmentação de documentos sigilosos para prevenir o uso indevido de dados. Como resultado, espera-se o fortalecimento da eficiência administrativa e a qualificação dos processos internos em todas as unidades da Justiça Eleitoral paraibana.

Todo o processo está sendo conduzido sob critérios técnicos e com responsabilidade ambiental, social e econômica. A ação reforça o compromisso do TRE-PB com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 12, que trata de consumo e produção responsáveis. A Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) é responsável por coordenar as ações. A partir de sua orientação, 22 zonas eleitorais aderiram à campanha e realizaram a triagem e organização dos documentos. 

Entre os destaques, a 64ª Zona Eleitoral já finalizou o procedimento de descarte em 13 de junho deste ano. A 29ª Zona Eleitoral, sediada em Monteiro, informou que fará o descarte por meio de uma cooperativa local de catadores de materiais recicláveis, conforme o que estabelece a política institucional. No entanto, a maioria das zonas eleitorais participantes relatou a ausência de cooperativas em suas regiões, impossibilitando a realização local do procedimento de descaracterização dos materiais. Nesses casos, caberá à Seção de Documentação (SEDOC) organizar a coleta e a destinação do material a entidades parceiras em municípios próximos ou na capital.

A iniciativa da campanha está alinhada à Resolução TRE-PB nº 20/2024, que institui a política de gestão documental do Regional, e à Lei nº 14.260/2021, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Todos os procedimentos estão alinhados às diretrizes da CPAD. Para garantir o êxito da ação, está sendo proposta a realização da coleta “in loco” dos documentos e materiais gráficos armazenados nas zonas eleitorais entre os dias 27 e 29 de agosto.

 

/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Imagem com o título “Descarte Ecológico”, ao lado do logotipo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Ao fundo, várias caixas de documentos empilhadas. Abaixo, está escrito “Documentos e Materiais”.

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido