Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB alinha acolhimento de alunos da APAE-JP em reunião

Encontro preparatório marcou os ajustes finais para acolhimento dos cinco novos colaboradores com deficiência intelectual que passam a integrar o quadro do Tribunal

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem pessoas sentadas em cadeiras, enquanto duas mulheres, em ...

Alinhar condutas, esclarecer dúvidas e garantir que a inclusão dos novos colaboradores aconteça de forma acolhedora, respeitosa e eficaz foi o objetivo do encontro ocorrido na manhã desta sexta-feira (1º), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (APAE-JP). A instituição sediou uma reunião de orientação com as servidoras e os servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que vão atuar diretamente com os cinco primeiros beneficiados do Projeto Cuidar – “Diversos na essência, unidos no respeito”. 

O juiz membro do TRE-PB e presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (CMAID), Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, destacou a importância da iniciativa e da preparação das equipes para garantir o êxito do projeto. “Foi uma reunião essencial para o pleno sucesso do Projeto Cuidar. Não basta formalizar um contrato — é fundamental que essas pessoas com deficiência intelectual se sintam úteis, produtivas, integradas. Essa orientação foi decisiva para que os servidores saibam como interagir com respeito e sensibilidade, conhecendo as limitações e potencialidades de cada um”, afirmou.

A coordenadora da CODES, Raisse Fernandes, explicou que a ação teve caráter prático e foi fundamental para as unidades envolvidas. “Essa reunião foi uma etapa de preparação, com orientações claras sobre abordagem, tarefas e o perfil de cada um dos cinco alunos que chegam ao Tribunal. Eles iniciam no próximo dia 7 e atuarão nas terças, quintas e sextas, das 9h às 11h. É uma mudança que exige preparo, e estamos comprometidos em recebê-los com acolhimento e respeito.”

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem pessoas sentadas em cadeiras, assistindo a uma apresentaç...

O Projeto Cuidar foi lançado oficialmente na última quarta-feira (30) em uma solenidade na Sala de Sessões do TRE-PB, com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Kukina, que ministrou palestra sobre inclusão e acessibilidade. A iniciativa é fruto de parceria com a APAE-JP e contempla inicialmente cinco jovens com deficiência intelectual: Bruno Alexandre Gomes Ferreira, Gustavo Soares Lemos, José Raniel Bezerra Pinto, Larissa da Costa Moraes e Marília da Costa Souza.

De acordo com o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o projeto representa um marco institucional. “O Projeto Cuidar reforça nosso compromisso com uma cultura organizacional inclusiva, respeitosa e acolhedora. É uma conquista para o Tribunal e um exemplo de que o serviço público pode ser mais humano, acessível e diverso.”

Os alunos da APAE-JP atuarão em atividades administrativas nas unidades da Presidência, Corregedoria Regional Eleitoral, Secretaria de Gestão de Pessoas, área de Tecnologia da Informação e recepção do Tribunal. A ação tem duração inicial de dois anos, com rodízio dos participantes.

Além do juiz, participaram da reunião a assessora de Governança e Gestão Estratégica e também integrante da CMAID, Patrícia Soares Lemos; a coordenadora de Desenvolvimento e Saúde (CODES), Raisse Fernandes Barbosa; o coordenador de Infraestrutura (COINF), Marcell Manfrin Barbacena; o coordenador de Serviços Gerais (COSEG), Ederson de Araújo Júnior; a chefe da Seção de Atenção à Saúde (SAS), Gylmara de Araújo Pereira; a chefe da Seção de Gestão de Material de Consumo (SEGMAT), Tatiana Montenegro Rezende; a servidora do Gabinete da Presidência (GABPTRE), Ivânia Cristina Pereira Alencar; além das equipes das unidades que receberão os novos colaboradores.



/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/ 

 

#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparecem pessoas sentadas em cadeiras, enquanto duas mulheres, em pé à frente da sala, conduzem uma apresentação. Ao fundo aparecem janelas gradeadas.

#PraTodosVerem: Na fotografia interna aparecem pessoas sentadas em cadeiras, assistindo a uma apresentação. Três pessoas estão de pé à frente da sala: duas mulheres e um homem. A sala é clara, com paredes brancas, janelas gradeadas e piso de cerâmica.

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido