TRE-PB alinha acolhimento de alunos da APAE-JP em reunião
Encontro preparatório marcou os ajustes finais para acolhimento dos cinco novos colaboradores com deficiência intelectual que passam a integrar o quadro do Tribunal

Alinhar condutas, esclarecer dúvidas e garantir que a inclusão dos novos colaboradores aconteça de forma acolhedora, respeitosa e eficaz foi o objetivo do encontro ocorrido na manhã desta sexta-feira (1º), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (APAE-JP). A instituição sediou uma reunião de orientação com as servidoras e os servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que vão atuar diretamente com os cinco primeiros beneficiados do Projeto Cuidar – “Diversos na essência, unidos no respeito”.
O juiz membro do TRE-PB e presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (CMAID), Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, destacou a importância da iniciativa e da preparação das equipes para garantir o êxito do projeto. “Foi uma reunião essencial para o pleno sucesso do Projeto Cuidar. Não basta formalizar um contrato — é fundamental que essas pessoas com deficiência intelectual se sintam úteis, produtivas, integradas. Essa orientação foi decisiva para que os servidores saibam como interagir com respeito e sensibilidade, conhecendo as limitações e potencialidades de cada um”, afirmou.
A coordenadora da CODES, Raisse Fernandes, explicou que a ação teve caráter prático e foi fundamental para as unidades envolvidas. “Essa reunião foi uma etapa de preparação, com orientações claras sobre abordagem, tarefas e o perfil de cada um dos cinco alunos que chegam ao Tribunal. Eles iniciam no próximo dia 7 e atuarão nas terças, quintas e sextas, das 9h às 11h. É uma mudança que exige preparo, e estamos comprometidos em recebê-los com acolhimento e respeito.”
O Projeto Cuidar foi lançado oficialmente na última quarta-feira (30) em uma solenidade na Sala de Sessões do TRE-PB, com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Kukina, que ministrou palestra sobre inclusão e acessibilidade. A iniciativa é fruto de parceria com a APAE-JP e contempla inicialmente cinco jovens com deficiência intelectual: Bruno Alexandre Gomes Ferreira, Gustavo Soares Lemos, José Raniel Bezerra Pinto, Larissa da Costa Moraes e Marília da Costa Souza.
De acordo com o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o projeto representa um marco institucional. “O Projeto Cuidar reforça nosso compromisso com uma cultura organizacional inclusiva, respeitosa e acolhedora. É uma conquista para o Tribunal e um exemplo de que o serviço público pode ser mais humano, acessível e diverso.”
Os alunos da APAE-JP atuarão em atividades administrativas nas unidades da Presidência, Corregedoria Regional Eleitoral, Secretaria de Gestão de Pessoas, área de Tecnologia da Informação e recepção do Tribunal. A ação tem duração inicial de dois anos, com rodízio dos participantes.
Além do juiz, participaram da reunião a assessora de Governança e Gestão Estratégica e também integrante da CMAID, Patrícia Soares Lemos; a coordenadora de Desenvolvimento e Saúde (CODES), Raisse Fernandes Barbosa; o coordenador de Infraestrutura (COINF), Marcell Manfrin Barbacena; o coordenador de Serviços Gerais (COSEG), Ederson de Araújo Júnior; a chefe da Seção de Atenção à Saúde (SAS), Gylmara de Araújo Pereira; a chefe da Seção de Gestão de Material de Consumo (SEGMAT), Tatiana Montenegro Rezende; a servidora do Gabinete da Presidência (GABPTRE), Ivânia Cristina Pereira Alencar; além das equipes das unidades que receberão os novos colaboradores.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparecem pessoas sentadas em cadeiras, enquanto duas mulheres, em pé à frente da sala, conduzem uma apresentação. Ao fundo aparecem janelas gradeadas.
#PraTodosVerem: Na fotografia interna aparecem pessoas sentadas em cadeiras, assistindo a uma apresentação. Três pessoas estão de pé à frente da sala: duas mulheres e um homem. A sala é clara, com paredes brancas, janelas gradeadas e piso de cerâmica.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify